Pub

barbosa moises

Aconteceu esta manhã dentro do perímetro da Assembleia Nacional: os deputados Emanuel Barbosa (MpD) e Moisés Borges (PAICV) envolveram-se numa briga, tendo Barbosa ficado ferido e depois socorrido para o Hospital Agostinho Neto numa ambulância.

As desavenças entre Emanuel Barbosa e Moisés Borges já vinham de há algum tempo. Mas desde a última sessão plenária as acusações mútuas subuiram de tom, com Moisés Borges a ameaçar Barbosa de que iria agredi-lo fisicamente mal se confrontassem.

Santiago Magazine não conseguiu apurar junto de nenhuma das suas fontes quem começou a briga ou, na verdade, como tudo aconteceu. O certo é que os dois deputados da Nação acabaram se envolvendo numa briga na parte traseira da Assembleia Nacional, perto da chamada ala multi-usos. Os dois se cruzaram quando iam participar numa reunião da Comissão Especializada de Relações externas. 

O jornal Terra Nova adianta que foram os funcionários da Assembleia Nacional e outros deputados que evitaram que a coisa assumisse outra gravidade. Ainda assim, Barbosa foi levado numa ambulância o Hospital Agostinho Neto, após ter sido, ao que apurámos, golpeado por Borges com um objecto cortante. 

(Foto: terranova.cv)

Comentários  

0 # tiririca 29-11-2018 22:59
Nhos ca podi ku Emanuel. Nhos aguenta pamodi nhos ta soludi mocu fepu.
Responder
0 # Babosinha 12-11-2018 10:36
ontem na casa de Emanuel Barbosa tinha comes bebes pamodi es consigui ses plano. mas au mesmo tempo presidente de Câmara de Brava estraga tudo tocando o cano em publico .
viram?
Na casa de Barbosa conversa era apenas nu ta poi oto ainda faze o mesmo. Mos kel Moisés la tem mon pesado próximo nu escodje Nuias pamodi socu bedjo demas.
Responder
0 # kakerada 13-11-2018 05:09
Emanuel Barbosa, por ser muito pequenote, levou não foi um soco ou murro. Foi um caqueirada. So que axertou-lhe bedju dimas.
Responder
0 # Baros 12-11-2018 09:43
Sr. De[censurado]do Moisés . Com todo o respeito que tenho pelo Emanuel Barbosa. O Sr. Moisés deveria receber prémio e medalha de mérito ou seja deveria ser condecorado. Olha meu caro o povo de Tarrafal vai te premiar. Agora sim deverias ir para Presidente da Câmara do Tarrafal. O Povo Viu e testemunhou que és homem. Que escrevam os poetas e músicos do Tarrafal. Dja nu tem homi dja.
T
Responder
+1 # IOY 11-11-2018 13:40
IOY; bem dado!
Não se compreende porque esse senhor quando fala no parlamento fala com MUITA RAIVA, espelhando muita violência discursiva. É isso que é ser-se bom parlamentar?

E porque vem insistindo, sistemáticamente num caso que já está sob a alçada da justiça?

Todo mundo ouviu agora que se tocou na questão do Delegação da Brava e o MpD ficou bravo porque alguém tocou numa questão que está sob a alçada da justiça, pelo que se deveria deixar que a justiça funcionasse. Então porque o Emanuel não deixa o Borges em paz e a aguardarem-se (todos) pela justiça?
Responder
+1 # Cecilio Cabral 11-11-2018 09:07
“Quatro coisas caracterizam todo o juiz digno desse nome: ouvir com cortesia, responder com sabedoria, ponderar com sobriedade e decidir com imparcialidade”.
SOCRATES
Responder
+1 # Zego 10-11-2018 17:47
Foi bem dado. Esse senhor tem sido muito violento nos seus discursos. Quem procura encontra
Responder
0 # di santiago 10-11-2018 14:30
Soco bem dadu ... !!!
Falta Isa pa toma di sel.
Responder
+2 # Mano Tavares 09-11-2018 22:20
Acho estranho quando vejo tanta burise a eser respeito. Primeiro para esclarecer Moisés Borges nunca atacaria um indivíduo pelas costas tendo em conta a formação em artes marciais que tem. Segundo pelo que conheço ele nunca foi covarde já participamos em vários embates e combates sei que não é covarde e nunca atacaria ninguém é nem tão pouco um frágil como Mané Babosa. Foi muita coisa muita provocação até chegar aquele ponto. Infelizmente foi a Isabel Costa que disse na rádio que foi "traição" .Sra de[censurado]da amante de Manel sabe o que significa traição. Tem uma coisa que ouvi na rádio Isa Costa a dizer " eu é que disse mano odja moises ta bem" ahahahaha mentirosa mulher. As de pura das não devem ser mentirosas.
Responder
+1 # Djon 09-11-2018 21:00
Acho ke dado soco el cai na escada....
Responder
-1 # Ananias varela 09-11-2018 18:19
Assembleia dja bira sezala. Um dipotadi tá briga dentò de assembleia.que vergonha mal educados.
Praia nen ka grande. Ez kata comtraba na ótica lugar? Pés cuidado pá ka ouvi morte.
Responder
-1 # Mel Garcia Sanchez 09-11-2018 17:59
Infelizmente esse é o País vergonhoso que temos "Cabo Verde"...Um país sem escrúpulos e sem moral...quando se fala que Cabo Verde é um pequeno "Inferno no mundo" não ha que contrariar essa dura realidade. A criminalidade vem da cúpula as ruas. Assim, com essa realidade, o pequeno Inferno no mundo se afunda cada vez mais.
Responder
+1 # Travadinha 09-11-2018 17:32
Bagunsa na Assembleia com um bom Cheiro.
Há muito que que as pessoas esperavam este desfecho. O Moisés há muito que deveria fechar a boca a esse homem.
Tanta difamação. Felizmente não foi no parlamento. A Assembleia tem Câmara por todo o lado vamos ver a verdade se Barbosinho foi agredido ou agrediu. Como ele estava ao lado da esposa mostrou moral de homem e levou a pior. Guerra macaco estava frente da dona mostrou que podia fazer algo para a Namoradinha ver mas ficou na vergonha porque mal Moisés pegou ele começou a mijar. Moisés apenas um conselho pela próxima chama o gajo para fora do circuito. Ele é mesmo atrevido
Responder
0 # Pedro Alcantara 09-11-2018 17:24
Ja sabia que cabra ta tomba bode. Emanuel ba toma conta pa si pequena é toma o que el merecia há muito tempo. Agora a ISA COSTA ta bai tenta defendel. Emanuel é muito arrogante, por isso é leba bem lebado.
Responder
0 # atavares 09-11-2018 17:23
O Sr. Brito está a falar igual a ISa Costa De[censurado]da e Mulher (namorada /Esposa) de Emanuel Barbosa.
Vocês não são pessoas ideias para testemunharem.
Para quem viu e assistiu , Vê se logo que Moisés foi agredido pelo Emanuel Barbosa e em legitima defesa o Moisés defendeu.
Agora que não foi o lugar ideal não foi.
O Sr. Brito Boeges devia estar calado nesta hora e deixar o MPD e O PAICV se entenderem. Triste foi ouvir a Isa Costa a dar depoimento falsas. Pessoas como Isa Costa não devia prestar depoimento por ser amante do Barbosa e por pertencerem a mesma bancada.
Responder
0 # P Silva 09-11-2018 17:15
Assembleia meste de um Ring de Box.
As Câmeras Municipais deviam ser discutidas
nos ring de Box e não com compra de votos.
Pensem muito bem sobre isso, haverá menos gastos, menos riola, e menos barulho nas ruas
Responder
+1 # Manuel Miranda 09-11-2018 16:28
Kusa Ka sta boniiiito!!!
Responder
-2 # brito boeges 09-11-2018 15:32
Não se está a defender o Emanuel, que nem sequer conheço. A verdade é única e dói. O que aconteceu foi uma agressão e nada mais. Uma agressão, de resto covarde. Aliás, isso não é hoje. O José Maria Veiga ameaçou agredir Carlos Veiga. O José Manuel Sanches ameaçou agredir Carlos Veiga. O Moisés já tinha ameaçado agredir o Emanuel. E hoje, cobardemente, cumpriu a promessa. O paicv tem esse currículo de violência. É triste.
Responder
+1 # soco Não 09-11-2018 15:31
Quase e no ganhas na urna que na soco e mas bom.
Is tem experiência de luta na Guine. de tortura proprietários na Sintanton
Responder
-1 # ILDO PINTO 09-11-2018 15:20
O Moisés Borges é uma pessoa bastante agressiva! Eu conheço-o muito bem! E passava a vida a ameaçar o Emanuel Barbosa porque este era a pessoa que mais o atacava por causa da corrupção do Fundo do Ambiente! Um homem como o Moisés não pode ser de[censurado]do da Nação! Com todo o respeito pelos pedreiros, o Moisés nem para pedreiro serve!
Responder
+2 # Patchy 09-11-2018 17:18
Bem dado.
Responder
0 # Patchy 09-11-2018 17:16
Mentiroso,
Responder
0 # Antonio Pinto 09-11-2018 15:12
Dizem que o de[censurado]do Moises sofre muita perseguição pelo de[censurado]do Emanuel Barbosa que tem mania de saber tudo. Era uma questao de tempo o que aconteceu. Todos que assistem as sessões de parlamento sabem o que o Moises Borges passa com o seu adversário.
Responder
+1 # Tison 09-11-2018 15:09
Sò la, sò la... boca que fla boca que ta paga
Responder
+1 # Fundo de Ambiente 09-11-2018 14:50
Tivesse já o Ministério Público concluído a instrução do processo fundo de ambiente poderia ter evitado esta agressão.
Responder
0 # biadeluxuxa 11-11-2018 13:34
Não só do Fundo do Ambiente. Da corrupção instalada com a venda de terrenos nas várias câmaras municipais devia merecer mais atenção das autoridades judiciais.
Responder
+3 # SÓCRATES DE SANTIAGO 09-11-2018 14:22
Moisés Borges é um homem muito bem educado, calmo e cordato, igualzinho ao pai dele, António Borges, do Tarrafal. Moisés Borges nunca tinha brigado na vida dele. Só respondeu, com um bom SOKU NA BOKA, ao Emanuel Barbosa em legítima defesa. O tal Emanuel Barbosa é o parlamentar mais bruto e indiscplinado do nosso Parlamento, tem andado a insultar meio mundo, sobretudo, o parlamentar Moisés Borges. Uma sova bem dada. Teve muita sorte até o tal Emanuel malcriado, por, à maneira do bom badio, o nosso Moisés não ter usado a nossa famosa KAMUKA ou TCHADA LITON. Força, mano Moisés, nós estamos contigo!
Responder
0 # antonio gonçalves 09-11-2018 16:28
As diferenças entre as pessoas e os políticos não devem ser resolvidas por meio de violência. Que exemplo se está a dar aos jovens? Mas que exemplo? O Moisés está em desespero por causa da gestão, ao que tudo indica, danosa do fundo do ambiente. É esta a verdade. Ele está a braços com a justiça e dela não se escapará. Tarde ou cedo, vê-lo-ei atrás das grades. Um homem educado não agride um outro nem com palavras. Tu, Sócrates, devias ter vergonha por usares o nome de um grande filósofo de jaez do ateniense.
Responder
0 # biadeluxuxa 11-11-2018 00:36
Tem mumntus na bida ki alguem tem ki da alguem um soku na boca.
Responder
0 # Badio 09-11-2018 14:20
Bem dado, ele já merecia esse soco há muito tempo, se fosse eu não seria um soco seria um saco de socos, pá quebra boca.
Responder
0 # Soco na boca 09-11-2018 13:55
Soco na boca bem dado. Esse Emanuel Barbosa é muito atrevido e não é de hoje. Armado em mais esperto do que todos, só tem acumulado inimizades de um lado (PAICV) e de outro (MPD), embora ele seja de[censurado]do da bancada deste último partido. QUEM SEMEIA VENTO, COLHE TEMPESTADE! Este ditado é antigo.
Responder
+3 # manuel mendes de and 09-11-2018 14:56
Soco na boca eh di homis. Mas objeto cortante eh di covardes.
Responder
0 # Meninos eu vi 09-11-2018 13:24
Como é que foi agressão pelas costas com um objecto não especificado, segundo os defensores de Emanuel Barbosa, se este tem ferimentos na face? Ademais, os dois se encontraram de frente na escada traseira da AN. Mas se for agressão pelas costas ou de frente que Moisés Borges seja castigado e processado.
Responder
0 # manuel mendes de and 09-11-2018 14:59
Há controvérsia! Ouvi que foi suturado na cabeça com 3 pontos o que pressupõe ter havido agressão com algum objecto cortante ou contundente. Fico na dúvida.
Responder
0 # Antónia 09-11-2018 12:54
Ao contrário do que foi veiculado pela Rádio pública, os dois parlamentares não se envolveram em nenhuma briga mas que o alegado agressor (Moisés Borges) atingiu a vítima pelas costas com um objeto não especificado.
Responder
0 # Barros 09-11-2018 14:10
Foi mesmo uma coisa triste. Mas Manuel há muito que perseguia o de[censurado]do Moisés Borges. Como viu que não dava em nada tentou agredir O de[censurado]do Moisés Borges pensando que o gajo de Tarrafal de Santiago ia tomar as suas acusações de ánimo leve. O Barbosa atacou Moisés de frente pegando no peito da camisa mas foi ele mesmo que acabou por cair. Tá flado kem ki ka tem ka nela ka ta busca. El busca el leva. Todos devem ser chamados pelo presidente da Assembleia para justificarem o acto.
Mais Barbosa com homens de areia branca não se brinca.
Responder
-1 # brito boeges 09-11-2018 12:53
Não sejam mentirosos, por amor de deus. O Emanuel foi agredido. Não houve briga, mas sim agressão. Há testemunhas. O vosso jornalismo de sarjeta já cheira a podre, a vergonha. Tenha lata, filhos de desgraça.
Responder
+1 # Cabral 09-11-2018 12:38
Meus Deus! A que ponto chegamos? Não me sinto minimamente representado por um De[censurado]do que agride outro com objeto cortante em plena casa do povo (AN), é inadmissível. Ele, efetivamente, passou de ameaça à ação. Isto é muito, mas muito grave. Deve-se-lhe retirar imediatamente a imunidade parlamentar para responder em Tribunal como um cidadão comum que é.
Responder
0 # chivo veiga 09-11-2018 12:32
qui ta ataca pa costa é só COBARDO.
Quem qui ataca para costa e qui dja tinha ameaçado que deve ser mandado pa Cambodja, Tchetchénia pé ba Briga. El é ca De[censurado]do é um Guerreiro. Manchou CV, Parlamento, De[censurado]dos, MPD, Governo.
Quela que é De[censurado]do qui paicv tem. 1º foi ze maria veiga que agride Carlos Veiga, Agora é Muoises Borges.
Qui Leitura deve ser Feita: Malcriação, Burreza, Criminoso, .....
QUELA QUÉ NOS DE[censurado]DO?
QUELA QUÉ DE[censurado]DO QUE UM PAIS DE DESENVOLVIMENTO MÉDIO MERECE?
Responder
0 # Chico Toi 09-11-2018 18:52
História mal contada, se agressao for pelas costas como aparece ferimento na face? A senhora que presenciou ato e que diz ter visto objeto cortante não identificou que tipo de objeto.Uma grande mentira reina na boca desta falsa testemunha. Que eu saiba, Moises é uma pessoa de bem é reconhecida pela sua bondade. Nada de mancha senhores e senhoras
Responder
0 # P Silva 09-11-2018 17:23
Não esquece que somos Africados
Responder