Pub
Por: DRC

Este é o país da minha “vez”. Ou para ser mais tradicionalista - keli e terra di Nha Bez. Porque, agora sou eu. Gosi e mi.

linguiça franfurter come adulto gato banco de fotos csp16758749 

Há dias foi a "vez" da empresa do Miguel Monteiro e esposa, com honras de destaque no jornal das 13 da TCV e RCV, ambos órgãos públicos de comunicação social. Com entrevistas e tudo, dando vez e voz a um jovem que, ao que consta, ocupa da comunicação na IT Solutions.

E ficou evidente que, mais do que um produto da IT Solutions, NhaBex é a “vez” privilegiada de uma empresa que, por aquilo que se sabe até aqui, tem tido a felicidade e a oportunidade de se movimentar com desenvoltura nos corredores do poder, ou, sendo telúrico - quem sabe soará um pouco mais chique -, nos poiais do Estado.

E nem é de se estranhar! É tudo natural. Naturalíssimo! Já nas campanhas de 2016, se ouvia esses brados: gosi é nos bez. 15 anos é txeu, gosi é Ulisses.

E, com a vitória, o slogan de campanha, que se fez aforismo no meio do povo pelas cidades, vilas e aldeias do arquipélago, arribou-se ao parlamento: gosi é nos ki sta manda. Sobretudo quando faltam argumentos e as palavras se mostram incapacitadas para amparar pesados carretos ou tapar tamanhos buracos.

De modo que, em meio a esse ambiente, NhaBex veio mesmo ao calhar, e nada mais é do que uma reprodução do grupo que hoje “manda” no país, porque terá chegado a sua “vez”.

As notícias, em destacada silhueta de coisa encomendada, não passaram despercebidas. Mas que empresa é essa a merecer tanto destaque nos órgãos de comunicação social públicos? Questões… que suscitaram curiosidades, e, puxando o fio à meada, chegou-se a um alto dirigente nacional, deputado, gestor da casa das leis e membro da comissão política do partido no poder, o MpD…

A partir daqui, é a novela que se conhece, cuja narrativa ainda vai no preâmbulo.

Mas como essa coisa de “vez” faz parte do sistema e, em certa medida, passou a vincular as instituições do Estado – vejamos, por exemplo, a anulação da lei do concurso e as nomeações arbitrárias para altos cargos na administração pública feitas ao gosto do freguês, botando no lixo a tão propalada meritocracia - chega-nos às mãos um documento do Tesouro Público, comprovando pagamentos a favor do Instituto da Democracia e Desenvolvimento(IDD), uma instituição privada presidida pelo deputado e também dirigente do MpD, Milton Paiva.

Desses pagamentos, salta à vista um no montante de 1.731.477$00, correspondente a 40% do valor total em dívida, que, contas feitas, é de 4.328.692$00. Essa liquidação aconteceu em dezembro de 2019.

idd

Sem pôr em causa a oportunidade do negócio, e muito menos a razoabilidade de tal contratação, temos por certo que, sendo Milton Paiva um alto dirigente e deputado nacional do movimento, e logo, do Estado, o ato assume contornos obscuros, ferindo a ética e, quiçá, a própria lei.

Essas linhas invisíveis a ligar certos pupilos do poder - ou será do Estado? - aos fundos públicos, se assemelham à patranha do gato e da linguiça.

Quem já não se lembra do outro também slogan das campanhas de 2016, onde Ulisses Correia e Silva prometia, pousado, certamente para que todos entendessem, que se fosse eleito, “não colocaria a linguiça no pescoço do gato”?

Ora, o deputado e co-fundador do IDD, Milton Paiva, que chegou a trabalhar como conselheiro do vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, não estará em posição do gato e da linguiça neste caso em concreto? Enfim, dúvidas, questões, que demandam por esclarecimentos de quem de direito, a ver se é possível clarificarmos esse "embuste" dos pupilos do Estado. Ou será o Estado dos pupilos?

Comentários  

+2 # Txibusku 28-05-2020 16:41
Santiago Magazine abri odju!! Desdi 2016 ki IDD sta um placa giratoria di formacon na tudo ministerio e proprio MpD. Nhos bai garbata + fundu
Olavinho purdua Tecnicil 3.000.000 di kontu, 3.000.000.000$00 di dinheru ki ses empreza sta debeba stado di imposto ke toma na ses clienti e es ka da Stadu. Es favor ki Olavo fazi se cabeça (el é asionista ku 10% di Tecnicil) é sima si tudo kriolu individualmenti da tecnicil 5 kontu di ses bolso, nhos ta imagina?; Riba kela Stado paga Tecnicil 850.000 conto di divoluson di IVA; Renda di predios pa aloja serbisos di stado na predio di Tecnicil Imobiliaria; Alojamento di funcionarios di TACV/CV Airlines na Vila Verde Resort; Olavo Muda impostu na alfandiga pa Tecnicil paga menos imposto; Tudo kela é apenas ponta di iceberg Kuza s é + tcheu. Alé Jacinto Santos ta pripara pa bem ganha dinheru na kusta di rabidantis e micro-empresário ku mikro-kreditu.
REGABOFI moda kel embaixador Filomeno ki sta la Bruxelas ta flaba na tempo Ze Maria.
Di ses li é HIPER-MEGA-ULTRA-SUPER-DELUXE REGABOFONA!!!
POVO NHOS ABRI ODJU!! PROXIMO ELEISON KA NHOS VOTA NA BANDIDOS E LADRONS DI STADU!
Zeze di Nha Reinalda dja poba el na musica "Ka tem ninguem ki kre nha tera más ki mi" "Ta pita ta djuga, ta djuga ta pita"
Responder
0 # Dodu 29-05-2020 08:17
ZZ di nhaReinalda cantaba keli" Ranjan casa na Prainha e mudjer na TACV, Bu ka staba pa li? So macacos, xitadu riba sess rabo
Responder
0 # Movimento stop 28-05-2020 14:59
AJUDA DE TODOS-
TODOS QUE SOUBEREM E TEREM ALGUMA COISA, PROVAS SOBRE COISAS OBSCURAS, ARRANJEM MANEIRA ANÓNIMA DE ENVIAR A Santiago Magazine, INDEPENDENTEMENTE DE QUE PARTIDO FOR. SÓ Assim se pode acabar com desmandos de cada arrugante que chega ao puder. Somos Cabo Verde e depois é que surge os partidos.
Responder
+1 # Accionista ASA2 28-05-2020 14:29
Santiago Magazine, busute é cool. Façam o que la fora existe. Jornalismo de investigação, com rigor e provas de modo a nada apontar com desculpas partidarias. Para além de contratos que actual administração assinou com empresa para avaliar serviços dos aeroportos, vejam os acordos de consultadoria com Pt, vejam novos concessionários que estão a entrar nos aeroportos sem ter havido concursos, investiguem o passado pouco sério do actual presidente do CÃ na fábrica de tabacos e na tecnicil onde saiu sempre com falcatruas. Investiguem quem é sócio do banco em Palmarejo. Diz-se que é o Vice PM. Isto tem que acabar, como é possível que em apenas 4 anos de governação tanta roubalheira e oportunismo? Continuem sem djobi pá lado porque o povo está connosco, continuem a investigar.
Responder
0 # Jagalafos 28-05-2020 11:01
É desse jeito que esses JAGALÁFOS trabalham para a felicidade dos cabo-verdianos. É desse jeito que esses REGABOFES desenvolvem Cabo Verde. Eu já lhes disse que a tem[censurado]da deles na próxima oposição não vai ser de 15, mas sim no mínimo 20 anos, 20 anos de CASTIGOS.
Responder
+1 # amata lopes 27-05-2020 22:22
Santiago Magazine, investigue mais goci é «Nha bez». Há dias, foi o Miguelito, agora é bez de Milton. Há muitos podres no reino de Olavito e Cutis. O Milton diz que Olavito não faz favores aos amigos. Isto é gozar com a mente dos cabo-verdianos. Então, passou todo este tempo no governo a tomar medidas para ajudar a sua Tecnicil com leites, sumos, agua, enfim muitos negócios escusos; nomeou amigos como Carlos Pina, um desconhecido em Cabo Verde, que nunca frequentou uma universidade, para, imagem, só, presidente da NOSI. Que país é este. Posso dar mais exemplos. Só vos peço, ilustres jornalistas, não parem de investigar. Vejam pelas bandas da Joana Rosa, uma dotorzinha, mais não digo por respeito às mulheres de Cabo Verde.
Amata Lopes
Responder
+1 # SÓCRATES DE SANTIAGO 27-05-2020 22:03
Minha gente, não é ESTE O TAL NILTON PAIVA, CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE? Si povu vota nel, go ki é MAMA PROPI!!!
Responder
+1 # Maria de Fátima Sanc 27-05-2020 17:44
Paiva tinha publicado um artigo para defender o seu amigo corrupto porque desconfiuo que ia ser alvo de denúncia. Estranho que disse que não lê Santiago Magazine e nem leu artigo que lhe se refere e que respondeu mediantes relatos que os amigos o fizeram. Corruptos, vão todos para cadeia. Ki
Responder
+1 # Joao Gonçalves 27-05-2020 14:42
Em Cabo Verde o dinheiro nao existe para os coitados porque o que tem, é para um grupinho a volta do poder. Muitos trabalhadores nao recebem os salarios mas para passeio dos governantes, pagamento de subsídios de comunicaçao, de transportes, de renda de casa sempre esta disponível. Pior ainda de tudo isso sao negocios obscuros. No final de 5 anos de governaçao muitos ja estao ricos. Ha muito ja dizia que, o negocio de Milton Paiva deixaria muito confortavel em termo financeiro e ja agora com essa informaçao ao publico confirma o comentario que alguem ja tinha feito.
Responder
+1 # ALCIDES MONTEIRO 27-05-2020 14:27
Parte desse pagamento é o resultado de aula que Paiva deu aos professores no Liceu de Sao Domingos. Este pais precisa de ser visto pelas autoridades. Esse Milton Paiva, segundo consta édos mais preguiçoso que o pais ja pariu. Esteve como Vereador em Sao Domingos, o antigo Presidente de camara de Sao Domingos, Fernando Jorge mandou correr com ele porque o homem nao trabalha e confunde tudo.
Responder
+1 # Accionista da ASA 27-05-2020 12:08
Já agora, bocês investigá contratos cecelebrados entre ASA e um empresa estrangeira ppa avaliá serviços de aeroportos. A mesma empresa eh que ta fazê sondagens pa MPD. Na Brasil ess forma de financiamento de partidos politicos através de contratos com empresas publicas foi tchmód Lava Jato. E mandá tcheu graúfos pa cadeia ...!
Responder
+1 # Minde 27-05-2020 08:53
Sr de Jornal...ja agira nhu bem ti mangui...sim ca mangui pa cumi...vila de mangui Na norte...Tarrafal...nhu bai odja Cuze q Sr de[censurado]do e negócios q cu suborno de Câmara...ja que presidente mesmo que matal...como é Cobardo é ta cai logo....nhu bem....como meu sta bascudja
Responder
+1 # Manuel Tavares Semed 27-05-2020 08:46
Espero que a esta altura os caboverdeanos já tenham percebido que foram usados e enganados pelo MPD que criou slogans bonitos tratando todos os caboverdeanos de tolos. "Nha partido é Cabo Verde" e "Somos diferentes e fazemos diferente". Era tudo conversa. Acabaram com os concursos e agora estão a mamar no Estado. Mama dja torna bem. Mas, há muito mais casos. O MPD transformou o Estado numa mamadeira.
Responder
+1 # salomao 27-05-2020 08:21
Francamente, estamos a ser governado por gangster...
Responder
+1 # Miguel seguidor 27-05-2020 04:30
O caso Miguel não é solteiro nem jovem. Senão vejam quem logo depois das eleições foi dado a gestão da toda rede de comunicação do Palacio do Governo, da CVTI, entre outras. Nada menos que a empresa de ... não, não digo. Vasculhem, é facil. Miguel ca inventa roda, se "ELE" pode, por que não, Miguel. O sol quando nasce, nasce para todos.
Responder
0 # fulano Cikilanu 03-07-2020 15:32
kel empesa de manu de ulisses?
Responder