• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Ministro da Cultura. "Cabo Verde perde o seu grande trovador popular"
Cultura

Ministro da Cultura. "Cabo Verde perde o seu grande trovador popular"

O ministro da Cultura já reagiu ao falecimento esta sexta-feira, 1 de Maio, do poeta, músico e político Kaká Barbosa. Para Abraão Vicente, "a nação cabo-verdiana perde hoje um dos grandes, um nome incontornável da escrita em crioulo, da prosa tradicional, da pesquisa na língua cabo-verdiana e na construção de um verdadeira narrativa nacional sobre raiz da caboverdianidade".

Num post publicado pelo governante nas redes sociais, o ministro considera que "Cabo Verde perde uma voz única no canto popular e na poesia de inspiração revolucionária".

"Kaka Barbosa bebe da mesma fonte antiga que os tradicionalistas Nácia Gomi, N’Toni denti Dóru e Bibinha Cabral. Kaká era contudo mais moderno, mais consciente, mais politicamente activo em todas as frentes da cultura e do ativismo social e político. Em Kaka Barbosa, Cabo Verde teve um dos seus maiores cantautores populares. Criador de um sensibilidade única, de um personalidade cativante, intelectual convicto e agente cultural e social presente nos debates mais contemporâneos da evolução da cultura cabo-verdiana", escreveu Abraão Vicente.

E concluiu: "Cabo Verde perde hoje, um dos seus mais ativos, produtivos e talentosos filhos. em meu nome pessoal, como amigo e admirador e em nome do Ministério da cultura e das indústrias criativas envio as mais sentidas condolências à família do Kaká Barbosa e a toda a comunidade aritistica caboverdina".

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação