
O cantor e compositor Juca Novaes lança seu novo single, “Frevo ou funaná”, em apresentação no Bona Casa de Música, em São Paulo (Brasil), no dia 12 de novembro. O show marca o reencontro do artista paulista com a cantora e compositora cabo-verdiana Solange Cesarovna, conhecida no Brasil como “rainha da morna do século XXI”.
“Freno ou funaná” foi inspirada numa viagem de Juca Novaes a Cabo Verde. Na ocasião, o compositor identificou grandes semelhanças entre a cultura dos dois países, como a proximidade da morna com o choro, da cachupa com o vatapá, e do grogue com a cachaça.
A admiração pela semelhança entre o frevo brasileiro e o funaná cabo-verdiano deu origem ao single. Solange Cesarovna, que foi a anfitriã de Novaes durante a visita ao nosso país, divide o palco com o compositor para apresentar o lançamento e outras canções que farão parte do novo disco de Juca Novaes.
O cantor e compositor – de seu nome de registo, José de Araujo Novaes Neto - possui dezanove discos gravados, oito como integrante do grupo vocal Trovadores Urbanos e os demais de sua autoria. O seu trabalho mais recente é o álbum “Canções de primeira, volume 3″, de 2025. Juca Novaes tem já uma carreira internacional, tendo-se apresentado em Espanha, Portugal, França, Argentina, China, Estados Unidos da América e Emirados Árabes Unidos.
Solange Cesarovna é uma das vozes mais notáveis da música de Cabo Verde, aclamada como a “Rainha da Morna do Século XXI”. Vencedora do Festival de Pequenos Cantores aos sete anos, possui formação em Comunicação Social no Brasil e estudou canto clássico na Escola de Música Villa-Lobos.
Em 2013, foi cofundadora da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), à qual presidiu até 2023, revolucionando o sistema de direitos autorais no país. Solange desempenhou, ainda, papel fundamental no reconhecimento da Morna como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2019.
Em 2025, foi homenageada no Brasil com o Prémio PALOP, que reconheceu os 50 anos dos Países Africanos de Língua Portuguesa. Atualmente, é vice-presidente da African Music Academy (AMA) e do International Council of Music Creators (CIAM), além de ser a primeira CLIP Champion da WIPO for Creators (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários