José Maria Neves defende reforma das Nações Unidas e multilateralismo
Em Foco

José Maria Neves defende reforma das Nações Unidas e multilateralismo

O presidente da República defendeu hoje em Rui Vaz a reforma da ONU e que o nosso país, enquanto pequeno Estado arquipelágico vulnerável à conjuntura internacional, deve posicionar-se em defesa do direito internacional e do multilateralismo. José Maria Neves falava à margem do retiro anual da equipa das Nações Unidas que teve lugar naquela localidade do município de São Domingos.

Falando à imprensa, após ter participado no retiro anual da equipa das Nações Unidas (ONU) em Cabo Verde, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12, em Rui Vaz, São Domingos, o presidente da República defendeu que a ONU deve empreender uma reforma e sustentou que o nosso país, enquanto pequeno Estado arquipelágico vulnerável à conjuntura internacional, deve posicionar-se em defesa do direito internacional e do multilateralismo.

Segundo a Presidência da República, o encontro “constituiu um importante espaço de diálogo e partilha” com a representação da ONU, as suas diferentes agências e parceiros, em torno da “visão e prioridades nacionais”, no âmbito do Programa-Quadro de Cooperação e da Agenda 2030.

Um momento crucial do processo de desenvolvimento de Cabo Verde

Na sua intervenção, José Maria Neves sublinhou que Cabo Verde atravessa um “momento crucial” do seu processo de desenvolvimento, salientando que, entre as prioridades, se destacam “a efetiva transformação do país para rendimento médio-alto, com fortes apostas na redução das vulnerabilidades” económicas e ecológicas, próprias de um pequeno Estado insular.

O chefe de Estado destacou os ganhos do país, como “a estabilidade política, a consolidação democrática e a previsibilidade institucional”, que fazem de Cabo Verde uma “referência” a nível internacional. No entanto, reiterou a necessidade de “sofisticar os processos de decisão e reforçar a eficiência e eficácia das políticas públicas”, de modo a se alcançar melhores resultados.

José Maria Neves enalteceu, ainda, o apoio continuado das Nações Unidas a Cabo Verde, desde a independência, e reafirmou a “plena disponibilidade para continuar a dialogar e contribuir para o desenvolvimento global”, neste “contexto conturbado” de fortes ruturas internacionais e regionais.

Foto: GCI/PR

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.