Governo promove hoje os seus produtos complementares ao sol e praia, baseados em trilhos pedestres, comunidades e paisagens, durante a III Conferência Internacional sobre Turismo de Natureza, em São Lourenço dos Órgãos.
O município do interior da ilha de Santiago vai acolher o encontro anual que, desde 2023, pretende atrair investidores e visitantes para que o turismo – motor da economia cabo-verdiana – se diversifique além das praias e “resorts” das ilhas do Sal e Boa Vista.
“A iniciativa visa posicionar Cabo Verde como um destino de referência internacional para o turismo de natureza, aproveitando os seus ricos e diversos recursos naturais e ambientais”, anunciou o Governo, em comunicado, com destaque para os passeios pedestres em montanhas de origem vulcânica, com escarpas e cascatas na época das chuvas.
A conferência de hoje dá seguimento às edições anteriores realizadas nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau e enquadra-se nos pilares estratégicos do Governo para o setor.
A necessidade de diversificação para outros produtos tem sido apontada por diversos parceiros, até como forma de distribuir a riqueza do setor por todas as ilhas, e está alinhada com o Programa Operacional do Turismo (POT 2022-2026) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sob o lema "Inovação e Sustentabilidade impulsionam o futuro das viagens", a conferência pretende ser mais um “importante fórum de diálogo e partilha de conhecimento”, que – tal como as edições anteriores – vai reunir especialistas nacionais e internacionais, decisores públicos, operadores turísticos, líderes comunitários, académicos e organizações da sociedade civil.
“O objetivo principal é debater e promover o papel do turismo de natureza como um motor fundamental para a inclusão territorial, a criação de rendimento e o desenvolvimento sustentável em Cabo Verde”, conclui o Governo.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine