Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas dão conta que a confiança das famílias cabo-verdianas diminuiu no terceiro trimestre de 2017. 79,3 % dos inquiridos consideraram que com situação económica actual do país, não será possível poupar dinheiro, contra 14,7% que afirmam ser possível economizar algum dinheiro.
No entanto, estes dados quando comparados com o trimestre homólogo, ou seja, mesmo período do ano 2016, mostram que houve uma estagnação.
Segundo o instituto, constata-se uma evolução positiva da situação económica das famílias relativamente ao trimestre homólogo, no entanto, a situação económica do país evoluiu negativamente relativamente ao trimestre homólogo.
Na perspectiva dos inquiridos tanto os preços de bens e serviços como o desemprego no país, diminuíram face ao mesmo período de 2016.
No entanto 79,3 % dos inquiridos, consideraram que com situação económica actual do país, não será possível poupar dinheiro. Apenas 14,7% dos inquiridos afirmam ser possível economizar algum dinheiro com a actual situação económica do país sendo que, no trimestre homólogo era de cerca de 16%.
No que refere à perspectiva futura, o estudo considera que para os próximos 12 meses, tanto a situação financeira das famílias como a situação económica deverão evoluir positivamente face ao mesmo período do ano 2016.
Todavia, a maioria dos inquiridos mostrou-se apreensivo que toca ao consumo de alguns bens. Por exemplo, 99,2% dos inquiridos afirmam ter a certeza absoluta que não tencionam comprar um carro nos próximos dois anos.
Relativamente a intenção de comprar ou construir uma casa nos próximos dois anos, também a maioria dos inquiridos 94,0% é de opinião de que não irá comprar, nem construir uma casa, contra 86,0% registado no período homólogo.
Comentários