DNRE apreende 190,6 mil euros em divisas não declaradas no 1.º semestre
Economia

DNRE apreende 190,6 mil euros em divisas não declaradas no 1.º semestre

A Direção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) cabo-verdiana apreendeu 21,1 milhões de escudos (190,6 mil euros) em divisas não declaradas durante o 1.º semestre com destino, sobretudo, a Lisboa e Dacar.

Em comunicado, a DNRE avançou que a apreensão das divisas (euro e dólar) foi feita através da Delegação Aduaneira em 11 apreensões no Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela.

As pessoas que transportavam esses valores não cumpriam com os procedimentos legais, nomeadamente o dever de declarar, por escrito as divisas ou títulos ao portador ou moeda eletrónica, por qualquer meio, sempre que o montante transportado seja igual ou superior a um milhão de escudos (cerca de nove mil euros) ou equivalente em moeda estrangeira.

“Trata-se de uma ação alinhada às medidas que vêm sendo implementadas a nível internacional para detetar os movimentos físicos de dinheiro líquido, como forma de promover estratégias contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo”, avançou a mesma fonte.

As divisas apreendidas tinham como destino, sobretudo, Lisboa e Dacar, no Senegal, concluiu a DNRE.

Em junho, a DNRE de Cabo Verde anunciou a apreensão de 41,1 milhões de escudos em divisas não declaradas em todo o ano de 2023, um valor mais de quatro vezes superior a 2022.

O valor total das apreensões a favor do Estado em 2023 atingiu 41,1 milhões de escudos (373,3 mil euros), enquanto no ano anterior tinha sido de 9,2 milhões de escudos (83,8 mil euros).

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.