
Cabo Verde foi selecionado para um terceiro compacto dos Estados Unidos da América, no âmbito do programa de ajuda pública ao desenvolvimento, anunciou hoje o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
“É com alegria que anuncio que Cabo Verde foi selecionado pelo Conselho de Diretores da Millennium Challenge Corporation [MCC] para um novo compacto dentro do programa de concessão de cinco anos!”, anunciou Ulisses Correia e Silva, na sua página no Facebook.
“Nosso compromisso com o desenvolvimento continua com este compacto regional, 3.º compacto. Expresso a minha gratidão pela parceria com o Governo americano, trabalhando juntos por um futuro mais promissor”, completou.
Em 2012, o MCC, através do Millennium Challenge Account (MCA), com sede na Cidade da Praia, concedeu, pela primeira vez na sua história, um segundo pacote financeiro a um país em desenvolvimento, Cabo Verde, após considerar um sucesso a execução do primeiro, de 84,6 milhões de euros e que vigorou entre 2005 e 2010.
O segundo pacote, no valor de 50,9 milhões de euros e que vigorou até 2017, destinou-se a melhorar a gestão dos recursos hídricos e do saneamento, bem como dos serviços de gestão da propriedade.
O primeiro compacto do MCC beneficiou de forma direta ou indireta 384 mil pessoas, 75% da população cabo-verdiana, segundo dados do Governo de Cabo Verde, em que o porto da Cidade da Praia foi o projeto que absorveu a maior fatia, 49,5% do montante global.
Os restantes 50,5% foram distribuídos por vários setores, sobretudo no domínio da agricultura, na reforma do sistema de gestão financeiro do Estado, nos estudos das bacias hidrográficas nas ilhas do Fogo, São Nicolau e Santo Antão e na abertura de uma linha de crédito de 460 mil euros que beneficiou 209 agricultores.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários