Cabo Verde já conta com primeiro posto de carregamento rápido para veículos elétricos, situado no largo Quebra Canela, na Cidade da Praia, inaugurado hoje pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia.
Na ocasião, Alexandre Monteiro disse que este posto vai ter a capacidade de 50 Kilowatts, avançando que no âmbito do Projecto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde (ProMEC) está a se trabalhar para o incremento progressivo do veículo elétricos no País, com mais de 150 pedidos já aprovado.
Ainda no âmbito deste projecto, avançou que está em desenvolvimento a capacitação de profissionais do sector para garantir os serviços pós-venda.
Alexandre Monteiro anunciou que até o final de Novembro serão instalados mais 13 postos de carregamentos similares na ilha de Santiago e que até o segundo trimestre de 2024 todas as ilhas estarão contempladas com postos de carregamento.
“As viaturas elétricas já constituem uma realidade em Cabo Verde, sendo utilizadas em diversos sectores, desde administração pública, até às empresas, passando pelos táxis e particulares”, observou Alexandre Monteiro, defendendo que as viaturas eléctricas estão a comprovar a sua “eficiência, conforto, segurança e economia”.
Por isso, garantiu que o Governo está a criar todas as condições para que se atinja uma quota significativa deste tipo de veículos no parque automóvel de Cabo Verde, e alinhamento com a visão estratégica do país materializada na Carta Política de Mobilidade Eléctrica.
“O país necessita da transição energética para diminuir a sua dependência do petróleo e reduzir os custos associados à energia”, apontou o ministro, frisando que o Governo está a trabalhar em várias frentes para a transformação progressiva e gradual da realidade energética em Cabo Verde.
No passado mês de Julho, o Governo havia inaugurado um posto semi-rápido de carregamento de veículos, na ilha do Sal.
Por sua vez, o administrador da Tracções Eléctricas de Cabo Verde, Damiá Pujol, lembrou que o processo de desenvolvimento da infraestruturação nacional de recarga de energia elétrica arrancou no passado mês de Julho com a instalação de um posto de recarga semi-rápido na ilha Sal.
O responsável avançou, no entanto, que a prioridade vai ser a ilha de Santiago que nas próximas semanas vai contar com mais 13 postos, incluindo os municípios do Tarrafal, Santa Catarina e Santa Cruz.
“Os equipamentos já se encontram na Cidade da Praia e temos uma equipa técnica preparada para asua instalação iminente e pretendendo ter toda a infraestrutura implementada nos principais centros de consumo até o final do ano”, perspectivou.
Avançou ainda que vão ser instalados mais 10 postos em São Vicente e oito na ilha do Sal, e que até o primeiro trimestre de 2024 vão ser alojados três postos na ilha da Boa Vista, dois em Santa Antão, e um em São Nicolau, Maio, Fogo e Brava.
“Deste modo, Cabo Verde contará com uma infra-estrutura básica em todo o território para acompanhar o crescimento da mobilidade eléctrica “, notou Damiá Pujol
No âmbito do Projecto de Promoção da Mobilidade Elétrica em Cabo Verde (ProMEC) está prevista a instalação de cerca de 40 postos de carregamento público em todas as ilhas do país.
O projeto é financiado pelo Mitigation Action Facility e está a ser implementado pela Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia com a assistência técnica da Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).
Comentários