O final de semana desportivo em Cabo Verde foi marcado pelo arranque da primeira edição de sempre da etapa Ponta Preta do Circuito da Global Kitesurfing Association (GKA na ilha do Sal e em Cabo Verde com Mitú Monteiro, Mátchu Lopes, Bernardo Barros e Airton Cozzolino a representar a Itália, a conseguirem passar para as fases seguintes. Porém, o destaque do segundo dia foi o português Paulino Pereira que conseguiu duas “ondas perfeitas”.
No segundo dia da competição a Ponta Preta mostrou todo o seu potencial e porque é um dos melhores spots do mundo para a prática das modalidades radicais de desporto aquático, com boas ondas e que ajudou a elevar a qualidade da competição em relação ao primeiro dia da competição.
Dos cabo-verdianos em prova, Mátchu Lopes no heat 49, Airton Cozzolino no heat 53, e Mitú Monteiro no heat 55 continuam na corrida pelo título da competição que deverá retomar hoje, enquanto Titik Lopes deu boas indicações na sua estreia nessas lides profissionais, embora não tenha conseguido ultrapassar o heat 2 no sábado. Bernardo Barros, outro estreante cabo-verdiano, conseguiu passar para 4ª ronda e ainda se mantém em prova.
Djô Silva, um dos promotores do evento, e Arsénio Dias, outro estreante, ultrapassaram o heat 6 e passar à segunda ronda, enquanto Luís Brito ficou para trás logo no heat 2 onde também estava Titik. Bernardo Barros também foi eliminado logo na ronda inaugural no heat 14.
Ainda que Mátchu, Mitú e Airton tenham sido dominadores, quem roubou a cena no segundo dia de competição foi o português Paulino Pereira que conseguiu duas “ondas perfeitas”, nota máxima de 10, sendo que pelo menos uma delas foi considerada a maior onda do dia.
No terceiro dia de competição, Mátchu terá como adversários no heat 49, o brasileiro Pedro Matos Pedro Matos e o francês Camille Delannoy, duas das maiores promessas da modalidade e Jan Marcos Rivera da República Dominicana, ele que é o atual 4º do ranking da GKA em Strapless Free Style. No heat 55 haverá duelo cabo-verdiano com Mitú e Bernardo Barros, a juntarem-se ao madeirense Paulino Pereira e o brasileiro Sebastian Ribeiro, atual 3º do ranking mundial em Wave (ondas) naquele que poderá ser o grupo mais difícil nesta fase da competição, a julgar pels performances de Pereira e Ribeiro até agora.
Cozzolino vai à conquista das ondas com o australiano James Carew, o francês Ralph Boelen, e o marroquino Ismael Adarzane. Neste domingo arrancou a primeira ronda feminina com a campeã e favorita Moona White a vencer o seu 1º heat. Djô Silva também continua em prova e irá competir no heat 51
Veja aqui, o vídeo dos resumos do 1º e 2º dias da etapa GKA de Ponta Preta 2018, que decorre de 17 a 25 de fevereiro.
1º dia
2º dia
Comentários