• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
FIFA apoia projetos estruturantes do futebol cabo-verdiano
Desporto

FIFA apoia projetos estruturantes do futebol cabo-verdiano

Visita curta, menos de 24 horas, mas que deverá se revelar muito importante para a materialização de vários projetos que a atual gestão da Federação Cabo-verdiana de Futebol tem em curso e no seu plano de ação, tendo Giani Infantino assumido o apoio imediato da FIFA a alguns considerados estruturantes para o desenvolvimento do futebol nacional, de acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol, salienta-se a requalificação do Estádio Adérito Sena e o novo modelo para o campeonato nacional.

Uma boa notícia é o provável financiamento do projeto de reformulação do campeonato nacional com um novo modelo a ser implementado já a partir da edição da próxima época e que deverá ser financiado pelo órgão máximo do futebol mundial adentro o projeto «Forward» da FIFA, como explicou Mário Semedo ao Santiago Magazine.

Outra forma de “alavancar financeiramente” esse projeto poderá ser também através da cooperação tripartida com a FIFA e federações de outros países, considera Mário Semedo. Este novo modelo, recorda-se, prevê um campeonato nacional com 14 equipas, inicialmente, das várias regiões desportivas, a disputarem entre si em todos contra todos com jogos ida e volta. Sem “dar garantias”, Mário Semedo acrescenta à nossa entrevista que a sua gestão está a trabalhar para que o novo modelo seja implementado já a partir da próxima época desportiva.

Um outro projeto que deverá contar com a “anuência” da FIFA é o Centro técnico do Sal assim como a requalificação do Estádio Adérito Sena em Mindelo para que possa vir a receber jogos internacionais, sobretudo da seleção cabo-verdiana, como também apoio a projetos de formação de jovens jogadores de futebol.

De referir que durante a sua visita a Cabo Verde, o Presidente da FIFA reuniu-se ainda com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e também com o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos que aproveitou para entregar ao ilustre visitante as chaves da cidade.

Infantino que chegou no sábado partiu já no domingo para seu próximo destino e compromisso. Uma visita, portanto, que, mais do que honrar o presidente da FCF, Mário Semedo, terá sido muito proveitosa para o país.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação