Santa Cruz é o único município de Cabo Verde a tomar a iniciativa de conservar a campa das suas figuras culturais falecidas, até este momento. O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, é quem preside este acto de entrega de campas restauradas de três “grandes figuras” ligadas aos gêneros musicais Funaná e Batuco, saber: Sema Lopi, Antão Barreto e Nha Nácia Gomi.
A autarquia pretende valorizar e dignificar as campas dessas “figuras incontornáveis” na história da cultura e da música cabo-verdiana, para promover as suas potencialidades enquanto região produtora da cultura, na suas diferentes vertentes.
Nesta primeira fase serão homenageados “os ícones de Funaná e Batuku”, como Sema Lopi (1941-2013), Antão Barreto (1919-2017) e Nha Nácia Gomi (1924-2011).
“Hoje, vamos fazer a entrega simbólica das campas, porque o nosso objectivo é dignificar essas figuras pelo contributo dado para a cultura e a música cabo-verdiana. Entendemos que merecem um túmulo que faz jus e justiça àquilo que fizeram”, explica o vereador da Cultura da Càmara Municipal de Santa Cruz, citado pela Inforpress.
Santa Cruz lamenta o facto de Carlos Alberto da Silva Martins, mais conhecido por Katxás (guitarrista, compositor e líder do Bulimundo), (1951-1988), filho do concelho e um dos grandes nomes do Funaná no concelho de Santa Cruz, ter sido sepultado na Cidade da Praia, o que impossibilita a sua homenagem.
Segundo Jaquelino Varela, depois do reconhecimento aos homens e mulheres de Funaná e Batuco, a edilidade vai numa segunda fase dar continuidade com a Tabanca, homenageando desta feita os falecidos rei e rainha da Tabanca, Manuzinho e Nha Bia de Salina.
“Eles deram um importante contributo para a valorização, preservação e transmissão dessa manifestação cultural para a nova geração. É graças a essas duas figuras que ainda hoje temos um único grupo de Tabanca nessa localidade”, enfatizou o autarca.
A cerimónia pública de homenagem inicia com uma missa de sufrágio, seguido de bênção das sepulturas no cemitério de Achada Igreja e entrega das campas.
Depois das actividades, o ministro da Cultura fará uma breve visita às ruínas da Igreja de São Tiago Maior.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários