Santa Cruz homenageia figuras culturais com entrega de campas funerárias
Cultura

Santa Cruz homenageia figuras culturais com entrega de campas funerárias

Santa Cruz é o único município de Cabo Verde a tomar a iniciativa de conservar a campa das suas figuras culturais falecidas, até este momento. O ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, é quem preside este acto de entrega de campas restauradas de três “grandes figuras” ligadas aos gêneros musicais Funaná e Batuco, saber: Sema Lopi, Antão Barreto e Nha Nácia Gomi.

A autarquia pretende valorizar e dignificar as campas dessas “figuras incontornáveis” na história da cultura e da música cabo-verdiana, para promover as suas potencialidades enquanto região produtora da cultura, na suas diferentes vertentes.

Nesta primeira fase serão homenageados “os ícones de Funaná e Batuku”, como Sema Lopi (1941-2013), Antão Barreto (1919-2017) e Nha Nácia Gomi (1924-2011).

“Hoje, vamos fazer a entrega simbólica das campas, porque o nosso objectivo é dignificar essas figuras pelo contributo dado para a cultura e a música cabo-verdiana. Entendemos que merecem um túmulo que faz jus e justiça àquilo que fizeram”, explica o vereador da Cultura da Càmara Municipal de Santa Cruz, citado pela Inforpress.

Santa Cruz lamenta o facto de Carlos Alberto da Silva Martins, mais conhecido por Katxás (guitarrista, compositor e líder do Bulimundo), (1951-1988), filho do concelho e um  dos grandes nomes do Funaná no concelho de Santa Cruz, ter sido sepultado na Cidade da Praia, o que impossibilita a sua homenagem.

Segundo Jaquelino Varela, depois do reconhecimento aos homens e mulheres de Funaná e Batuco, a edilidade vai numa segunda fase dar continuidade com a Tabanca, homenageando desta feita os falecidos rei e rainha da Tabanca, Manuzinho e Nha Bia de Salina.

“Eles deram um importante contributo para a valorização, preservação e transmissão dessa manifestação cultural para a nova geração. É graças a essas duas figuras que ainda hoje temos um único grupo de Tabanca nessa localidade”, enfatizou o autarca.

A cerimónia pública de homenagem inicia com uma missa de sufrágio, seguido de bênção das sepulturas no cemitério de Achada Igreja e entrega das campas.

Depois das actividades, o ministro da Cultura fará uma breve visita às ruínas da Igreja de São Tiago Maior.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.