PAICV diz que faltam “investimentos e políticas eficazes” para o desporto
Política

PAICV diz que faltam “investimentos e políticas eficazes” para o desporto

A apreciação é do líder do Grupo Parlamentar, que critica o Governo por “falta de investimentos e políticas eficazes” nos últimos 10 anos de governação no desporto, tanto no futebol como em outras modalidades.

O presidente do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) criticou esta terça-feira, 16, a “falta de investimentos e políticas eficazes” nos últimos 10 anos de governação do Movimento para a Democracia (MpD) no desporto, tanto no futebol como em outras modalidades.

“Nós estamos com um Governo em fim de ciclo que fez uma série de promessas e compromissos com Cabo Verde. Quando nós olhamos para o orçamento e para o quadro das realizações que foram feitas, o que é que nós identificamos em matéria de infraestrutura no setor do desporto?” - questionou Clóvis Silva.

O líder da bancada do PAICV na Assembleia Nacional, avançou com críticas ao Governo numa conferência de imprensa, em antevisão ao debate com o primeiro-ministro sobre “Desporto e Desenvolvimento”, que será o ponto alto da última sessão plenária do ano, com início nesta quarta-feira, 18.

Clóvis Silva sublinhou que na governação do seu partido houve um percurso de investimento infraestrutural que criou aquilo que é hoje o “baluarte” do desporto nacional, em particular do futebol, que é o Estádio Nacional.

Segundo o líder parlamentar do PAICV, o executivo de Ulisses Correia e Silva não cumpriu com as promessas feitas e deixou a responsabilidade de manter e desenvolver esta infraestrutura desportiva para os municípios e para a comunidade.

“Ausência de políticas” que abranjam a juventude

Ainda segundo Clóvis Silva, com este descaso do Governo deixaram de existir uma série de campeonatos de futebol, salientando que o desporto não deve ser visto apenas como uma atividade de entretenimento, mas como uma alternativa de combate aos males sociais, como o álcool e as drogas, e de promoção do desenvolvimento.

O presidente do Grupo Parlamentar do PAICV lamentou, ainda, a “ausência de políticas” que abranjam a juventude, argumentando que esta faixa da população não está sequer inserida na proposta do tema apontado pelo Governo:  Desporto e Desenvolvimento.

“Gostaríamos de ouvir o discurso do Governo em relação a esta matéria para percebermos como é que se pretende acasalar os resultados que temos hoje com políticas públicas que foram construídas e concebidas desde há 10 anos”, salientou Clóvis Silva.

O parlamentar referiu, ainda, que o sucesso alcançado por atletas cabo-verdianos a nível internacional decorre do seu esforço individual e não do apoio governamental.

Para Clóvis Silva, “é impossível convencer os cabo-verdianos de que houve uma boa governação no desporto quando não se consegue.

C/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.