O restaurante “Poial Assomada”, em Santa Catarina (Santiago), desde a sua abertura em 2017, tem sido um recinto destinado à promoção da cultura cabo-verdiana, dando palco aos artistas em diversas áreas culturais.
Em entrevista à Inforpress, Sílvio Brito, um dos sócios do "Poial Assomada", afirmou que este espaço de restauração, além de oferecer pratos típicos cabo-verdiano, tem promovido a música tradicional cabo-verdiana, sobretudo a valorização da morna.
Ou seja, ajuntou que no local os músicos, escritores e artistas nas mais diversas áreas culturais têm promovido os seus trabalhos, tendo em conta que “Poial Assomada” tem servido de palco para lançamento de livros e actuação dos músicos locais e de renome nacional.
O também músico lembrou ainda que o espaço tem algumas rubricas de promoção cultural, como noite de morna e poesias, encontro de poetas de Santiago, cuja segunda edição aconteceu hoje, e “talks”, onde jovens apresentam suas ideias em várias áreas profissionais e artísticas.
Destaca-se ainda a primeira edição do concurso de voz “Kanta ku Alma” (cantar com a alma, em português), uma iniciativa que pretende resgatar a música tradicional cabo-verdiana, a ser lançada a 29 de Março.
Na ocasião, adiantou que “num futuro próximo” pretendem dar palco aos artistas do teatro e promover o cinema.
Segundo disse, estas iniciativas têm sido realizadas neste espaço de restauração, tendo em conta, lamentou, que a cidade de Assomada não tem um espaço apropriado para espectáculos, mormente um auditório.
“Poial tem servido de auditório para realização de pequenos concertos”, afirmou Sílvio Brito.
Durante a entrevista, o empresário manifestou “total abertura” do restaurante, com um espaço e palco reservado à promoção cultural, em promover e dar uma outra dinâmica cultural à cidade de Assomada, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina.
O jovem escritor santa-cruzense Valdmir Monteiro Tavares, mais conhecido por Mamai Monteiro, residente em Portugal, é um dos artistas/escritores que o referido espaço deu a oportunidade de apresentar o seu mais novo livro, segundo da careira, “Entre Sorrisos e olhares explodiu o abraço de um desconhecido”, constituído por poesias e prosas, incluindo ilustrações.
Para ele, “Poial Assomada” é mais do que um restaurante, tendo destacado o facto de o espaço ser dinâmico, convidativo e de promoção cultural.
“Agradeço a oportunidade de estar a apresentar o meu livro neste espaço, que tem dado oportunidade aos artistas em mais diversas áreas”, congratulou-se Mamai Monteiro.
Na mesma linha, o humorista Olavo Cabral, que também teve a oportunidade de apresentar o seu livro “Ri e bom pa saudi”, não obstante ter destacado o dinamismo cultural do referido espaço, lamentou o facto de as pessoas de Assomada terem estado a participar nas actividades culturais promovidas, tanto neste espaço e de outras pessoas colectivas e individuais.
“É triste. Assomada com um espaço como Poial e com música ao vivo todas as sextas-feiras e sábados, e entre outras actividades culturais e os residentes ficam em casa deixando que pessoas vem da cidade da Praia (…)”, lamentou.
O restaurante e bar, instalado num espaço alugado, que funciona de segunda-feira a sábado, serve pequeno almoço, almoço e jantar entre as 08:00 e as 23:00, e emprega três pessoas.
Comentários