Os Primitive acabam de publicar no Youtube do seu mais novo vídeo clipe do single «Paranoia», com a participação do jovem guitarrista Sóren Araújo, um dos temas mais conhecidos da banda praiense e que promove o seu primeiro álbum, «Odju ki ta txekau». O álbum que comemora 15 anos de carreira.
Realizado pelo jovem cineasta cabo-verdiano, Yuri Ceunick, o vídeo clipe estrela o jovem ator cabo-verdiano Alexandre Soares “Tey”, que participa no recém-lançado filme, «Os Dois irmãos», uma narrativa bastante original e que retrata um personagem com uma dose de esquizofrenia em diálogo com vários alter-egos que o levam ao caos. “A Ideia, quando me fizeram o convite era empresar dinâmica à música, sem retirar a complexidade escondida numa mensagem com uma letra curta, simples e repetitiva, não no mau sentido, mas cheio de força”, explica Yuri Ceunick.
O vídeo foi primeiro divulgado durante o ultimo Festival Grito Rock, VI edição promovida pelos Primitive e a sua produtora de eventos Artikul CJ, e está, a partir de hoje no youtube para os fãs e curiosos que queiram conhecer uma das mais antigas bandas Rock cabo-verdianos no ativo.
Paranoia, é uma das composições originais dos Primitive que acompanha o grupo desde os seus primeiros anos, mas, que nunca, até esta, tiveram a oportunidade de trabalhar em vídeo clipe. “Sempre foi um sucesso e um dos primeiros temas rocks nacionais da pesada e que sempre nos valeu boas críticas e boa aceitação, daí que decidimos trabalhar um novo arranjo desde o ano passado e agora promover o nosso álbum com ele”, explica Cesar Freitas, o baixista e um dos fundadores dos primitive.
A letra, apesar de curta, tem uma mensagem forte com um arranjo a condizer ao estilo das bandas heavymetal como os Metálica e outros que inspiram o grupo. “É uma chamada de atenção social e, sobretudo, política, estamos a dizer aos políticos que deixem-se de paranoias e tenham em atenção o povo e as suas necessidades”, reflete Fodja, como é conhecido o baixista dos Primitive.
Ainda na produção do vídeo clipe, resta acrescentar que a fotografia e pós-produção foi da jovem cineasta Samira Vera-Cruz, através da sua Parallax Produções e que as máscaras que retratam os vários alter-egos do personagem e dos elementos da banda foram produzidas pela artista plástica Elisabete Gonçalves.
Quanto ao álbum «Odju ki ta txekau”, trata-se de uma compilação de sucessos e algumas composições inéditas e que retratam os mais de 15 anos de existência da banda, com 12 faixas e que é produzido pelos Primitive e a Artikul produções pertencente a alguns elementos da banda. O referido trabalho discográfico já está disponível nas principais casas de venda música e em várias plataformas online, como:
Deezer (https://www.deezer.com/album/54322322);
ITunes (https://itunes.apple.com/album/id1330986376);
Spotify (https://open.spotify.com/album/6S5vhxzmHcSMZUxdawwCBt), Shazaam e outros outros.
Veja aqui, no Santiago Magazine o vídeo clipe de Paranoia:
Comentários