A lista dos finalistas é composta por cinco obras de poesia e cinco de prosa, títulos de artistas de três países diferentes: Brasil, Cabo Verde e Portugal, com os cabo-verdianos Mário Lúcio Sousa e Joaquim Arena, únicos escritores dos PALOP, candidatos ao prémio na categoria de prosa. Daqui sairão os vencedores, um de poesia e outro de prosa, que serão anunciados em Dezembro.
O júri do O Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa anunciou esta quarta-feira, 8, os dez livros finalistas da edição 2023: cinco obras de poesia e cinco de prosa. Os títulos selecionados são de escritores do Brasil, de Cabo Verde e de Portugal, publicados por quatro editoras brasileiras e cinco portuguesas. Dessa lista, saem os dois vencedores do prémio, um de poesia e outro de prosa, divulgados em dezembro.
Mário Lúcio Sousa, com "A última lua de homem grande" (Editora Dom Quixote) e Joaquim Arena, com "Siríaco e Mister Charles" (Quetzal), são os únicos escritores dos PALOP a concorrer com três escritores portugueses, Joana Bértholo ("A história de Roma", Editora Caminho), João Tordo ("Naufrágio", Companhia das Letras) e Lídia Jorge (Misericórdia", Dom Quixote) - aliás, nesta categoria também nenhum brasileiro passou para a final.
Nesta penúltima etapa, do júri na categoria poesia participaram os brasileiros André Capilé, Annita Costa Malufe, Antonio Carlos Secchin, e Veronica Stigger, e a portuguesa Joana Matos Frias. Já no que tange à prosa, o júri foi formado pelos brasileiros Ana Paula Maia, Michel Laub e Regina Zilberman, o português Carlos Reis e o moçambicano Francisco Noa, informa o site do Oceanos.
Em Setembro, Joaquim Arena e Mário Lúcio Sousa foram colocados entre os 20 semi-finalistas lusófonos do Prémio Oceanos 2023 – Literatura em Língua Portuguesa, que premeia o vencedor com 150.000 reais, qualquer coisa como 3.200 contos.
Confira embaixo a lista de finalistas.
Poesia
Alma corsária, da brasileira Cláudia Roquette-Pinto (Editora 34)
Diário da encruza, do brasileiro Ricardo Aleixo (Editora Segundo selo)
Entre costas duplicadas desce um rio, do brasileiro Guilherme Gontijo Flores (Editora Ars et Vita)
O gosto amargo dos metais, da brasileira Prisca Agustoni (Editora 7Letras)
Paraíso, do português Pedro Eiras (Editora Porto Editora)
Prosa
A história de Roma, da portuguesa Joana Bértholo (Editora Caminho)
A última lua de homem grande, do cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa (Editora Dom Quixote)
Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge (Editora Dom Quixote)
Naufrágio, do português João Tordo (Editora Companhia das Letras Portugal)
Siríaco e Mister Charles, do cabo-verdiano Joaquim Arena (Editora Quetzal)
Comentários