A cidade da Praia regista o primeiro caso positivo autóctone de infecção pelo o novo coronavírus. Trata-se da esposa do funcionário da Polícia Judiciária, de 43 anos, residente na Achada São Filipe, que recentemente veio infectado da Europa e está internado no HAN.
A informação foi confirmada pelo esta tarde pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário. A mulher, residente em Achada São Filipe, mas cuja idade se desconhece ainda, acusou positivo aos testes de coronavírus, ficando claro que se tratou, desta feita de um caso local de contágio, o que mais se temia.
Ou seja, é a primeira vez, desde que o Covid-19 apareceu em Cabo Verde no dia 19 (um turista inglês, que acabou por falecer na segunda-feira), que uma pessoa é infectada por contágio a nível da comunidade, o que agrava a situação, tendo em conta os contactos que ela fez, saída para trabalho ou compras pela cidade, etc.
As informações antes divulgadas pelas autoridades indicavam que o funcionário da PJ manteve todos os cuidados recomendados, mantendo-se em quarentena domiciliar num outro apartamento, onde a esposa o levava comida, mas protegida.
Com este caso de infecção local, eleva-se para cinco o número de infectados no país, sendo três na Boa Vista, dos quais um óbito, e dois na cidade da Praia.
Esta manhá, o director nacional da Saúde tinha avançado que Cabo Verde contava neste momento com 11 casos suspeitos do novo coronavírus: cinco na Boa Vista, três na Praia, um no Porto Novo (Santo Antão), um em São Vicente e outro no Tarrafal, na ilha de Santiago. Nenhum caso autóctone, ou seja, todos casos importados e não de contágio entre a comunidade.
O caso positivo de hoje na mulher do funcionário da PJ não estará nestas contas, por se tratar de contágio local e não importado.
Comentários