O Instituto do Património Cultural (IPC) disse em comunicado que “com muita tristeza” que tomou conhecimento do falecimento do ex-preso político do Campo de Concentração do Tarrafal, Pedro Rolando dos Reis Martins.
Pedro Rolando dos Reis Martins, que foi o ex-preso político mais novo do Campo de Concentração do Tarrafal, faleceu terça-feira, vítima de doença prolongada. O funeral acontece na tarde do mesmo dia, no cemitério de Santa Catarina.
O malogrado nasceu em Santa Catarina de Santiago em 1951. Na segunda metade dos anos de 1960 adere ao PAIGC, atuando no interior da ilha de Santiago. Embora não tenha tomado parte do "assalto" do N/M Pérola do Oceano, é preso, já que vários dos implicados estavam sob o seu comando.
É com estes, mandado para o Campo de Concentração do Tarrafal a 24 de março de 1970, com 19 anos na altura, e ali permaneceu durante quatro anos.
Realizou a sua licenciatura em arquitetura e o mestrado em gestão de empresas, e emigrou para os EUA onde residiu durante muitos anos.
Pedro Martins é autor do livro “Testemunho de um combatente”.
À família enlutada, o coletivo do Santiago Magazine endereça os mais sentidos votos de pesar.
Comentários