• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Fogo. Notificação judicial leva ocupantes de Casa Para Todos de Fonte Aleixo/Cobom a desocupar os apartamentos
Sociedade

Fogo. Notificação judicial leva ocupantes de Casa Para Todos de Fonte Aleixo/Cobom a desocupar os apartamentos

As famílias que há quase um ano e meio apoderaram-se dos 24 apartamentos do complexo “Casa para Todos” do bairro de Fonte Aleixo/Cobom, desocuparam os mesmos, após notificação do tribunal para devolverem o espaço ao seu proprietário.

Na sequência de uma acção judicial intentada pela Imobiliária Fundiária Habitat (IFH), pedindo a desocupação dos 24 apartamentos, que segundo a mesma “foram invadidos de forma violenta, pelos seus actuais ocupantes”, o tribunal notificou os residentes no complexo, fixando-lhes um prazo para a desocupação voluntária do empreendimento.

Perante a decisão judicial e com receio de serem despejados pelas autoridades, as famílias deixaram de forma voluntária o espaço.

O prazo estipulado para a desocupação voluntaria e pacífica expirou no final de Agosto e na segunda-feira apenas quatro famílias ainda se encontravam no local, mas a prepararem-se para deixar o espaço, o que não aconteceu antes devido a ocorrência de chuvas em São Filipe, durante o fim-de-semana, que condicionaram a saída das mesmas.

Os 24 apartamentos do complexo “Casa para Todos” do bairro de Fonte Aleixo/Cobom tinham sido ocupados em meados de Março de 2018, mas só depois da ocupação dos apartamentos do empreendimento “Casas para Todos” de Xaguate de Cima, ocorrida no início de Julho e desocupada duas semanas depois, na sequência da providência cautelar solicitada pela IFH, é que o tribunal manda as pessoas a deixarem o espaço de Fonte Aleixo/Cobom.

Os apartamentos do empreendimento do bairro de Fonte Aleixo/Cobom, São Filipe, estão praticamente concluídos, com portas, janelas e instalações sanitárias em alguns casos, faltando apenas a pintura e pequenos acabamentos, e a proprietária do complexo solicitou a sua desocupação para permitir a conclusão dos trabalhos.

No quadro do programa “Casa para Todos”, a ilha do Fogo foi contemplada com cerca de 200 moradias (196) das classes A, B e C, das quais 112 foram concluídas, sendo 52 no município dos Mosteiros e 60 no de Santa Catarina do Fogo, e 84 habitações no município de São Filipe, nos bairros de Cobom (24) e Xaguate Cima (60) ainda por concluir.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação