
A porta-voz da Comissão Política Regional, Henriqueta Cardoso, sublinhou hoje que as visitas oficiais do primeiro-ministro, num curto espaço de tempo, não foram acompanhadas de inaugurações de obras com impacto real no desenvolvimento da ilha, o que, no seu entender, revela a falta de prioridade atribuída ao Fogo, que não pode ser tratado como ilha de promessas para ganhar votos.
Em conferência de imprensa realizada nesta sexta-feira, 06, a porta-voz da Comissão Política Regional (CPR) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Henriqueta Cardoso (na foto), manifestou a “profunda preocupação e frustração” do seu partido com o que considera ser o “abandono da ilha do Fogo por parte do Governo do MpD” e salientou que as recentes visitas do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, confirmam a ausência de resultados concretos e de investimentos estruturantes.
Para o PAICV, o final de um mandato governativo deveria ser um momento de balanço, marcado por inaugurações de obras concluídas e pela entrega de projetos às populações, mas Henriqueta Cardoso considera que o Governo se aproxima do fim da legislatura sem resultados relevantes para apresentar, limitando-se a discursos repetitivos e promessas não cumpridas.
Para a CPR do PAICV, a ausência de investimentos estratégicos ao longo do mandato é sinal de falhanço na governação e de incapacidade de planear e executar os projetos anunciados.
“Quando um Governo termina o mandato sem obras, está, na prática, a admitir que passou anos a anunciar projetos que nunca saíram do papel”, disse Henriqueta Cardoso.
Entre as promessas incumpridas, a CPR do PAICV destaca investimentos na saúde, transportes, asfaltagem de estradas, apoio à agricultura e pecuária, dinamização da economia local e criação de oportunidades para a juventude.
Terminal de passageiros e iluminação da pista do aeródromo é “obra de cosmética”
“A única obra digna de realce deste Governo limita-se a uma simples remodelação do terminal de passageiros e iluminação da pista [do aeródromo de São Filipe]. Uma obra de cosmética, insuficiente e muito distante do que foi prometido e das expectativas dos foguenses”, afirmou Henriqueta Cardoso.
O PAICV foguense critica, ainda, o incumprimento da promessa de transformar o aeródromo de São Filipe num aeroporto de médio porte, capaz de receber voos internacionais, considerando que essa falha bloqueou uma oportunidade decisiva para o desenvolvimento turístico e económico da ilha.
A iluminação da pista do aeródromo de São Filipe, embora “relevante para a segurança e regularidade das operações, não contribui, por si só, para o aumento do número de voos”, já que “o crescimento da oferta aérea depende da disponibilidade de mais aeronaves, mais pilotos e da capacidade operacional das companhias aéreas”, salientou Henriqueta Cardoso.
O PAICV foguense criticou também o transporte marítimo, denunciando a irregularidade das ligações entre Fogo e Santiago, que causam problemas no abastecimento e o aumento dos preços de bens essenciais.
Segundo Henriqueta Cardoso, o maior partido da oposição continuará a denunciar os incumprimentos do Governo e a apresentar propostas para o desenvolvimento do Fogo, defendendo uma governação baseada em resultados e não em promessas.
Para o PAICV, o Fogo merece “mais respeito, investimento e soluções concretas e não pode continuar a ser tratado como ilha de promessas para ganhar votos”.
C/Inforpress
Foto: DR
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro Centeio, 6 de Fev de 2026
Que foi então fazer UCS , como PM, á ilha do Fogo? --- campanha eleitoral ! Está visto ! Imaginem que Ulisses tem um governo , relativamente, mais gordo do Mundo, e , paradoxalmente, mais improdutivo ! Um governo de PROMESSAS VAZIAS! As promessas fastidiosas de Ulisses são como a infusão das plantas chamadas FEDEGOSA e PIORNO usada para ABORTO CASEIRO.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.