A Polícia Judiciária deteve esta terça-feira, na ilha do Sal, de um indivíduo suspeito de crimes de tráfico de drogas de alto risco e associação criminosa no âmbito da Operação Troia, que começou em Julho passado com a detenção de nove indivíduos e apreensão de 11 quilos de cocaína, armas de fogo e mais de 16 mil contos em dinheiro. Tudo no bairro de Eugénio Lima, na Praia.
Conforme avançou a PJ, o homem, de 36 anos, foi detido em flagrante delito, no bairro de Hortelã de Cima, através do Departamento de Investigação Criminal do Sal – DICS, em cumprimento de um mandado do Ministério Público da Praia.
Ainda, em cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliária, foram apreendidos, além de elementos probatórios de conexão aos crimes que lhe são imputados, cerca de 3.280 litros de um produto líquido que se presume ser aguardente “grogue”.
O detido, segundo a PJ, será conduzido, sob custódia, à Cidade da Praia, onde será presente às autoridades judiciárias competentes, para efeito do primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação de medidas de coação pessoal.
Nesta operação, desencadeada no início de Julho passado, no bairro da Achada Eugénio Lima, na Praia, a PJ contou com o reforço das Forças Armadas e foram apreendidas 11,878 quilogramas de cocaína e valores em dinheiro no total de 16.137.684 escudos.
Foram apreendidas armas, munições e viaturas.
Na altura, dez pessoas foram detidas e dessas seis ficaram em prisão preventiva, com a acusação de tráfico de droga.
Uma ficou sob termo de identidade e residência (TIR) sob acusação de um crime de armas, os restantes, dois homens e uma mulher, saíram em liberdade sem qualquer acusação.
Entretanto, a mulher voltou a ser detida, juntamente com mais outros dois suspeitos, tendo o tribunal decidido, desta feita, aguardar pelos trâmites ulteriores do processo em prisão preventiva.
À lista de detidos, juntou-se mais três na semana passada, dos quais um está sob TIR e dois em prisão preventiva. Aguarda-se, entretanto, a medida de coação a ser aplicada ao indivíduo detido hoje no Sal.
Os produtos aguardentes apreendidos foram, segundo a PJ, entregues à Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE), através da Câmara Municipal do Sal.
Com Inforpress
Comentários