
O embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, reafirmou na sexta-feira, 06, durante a cerimónia do Ano Novo Chinês 2026, o compromisso deste país com o reforço da parceria estratégica com Cabo Verde.
Durante o seu discurso na recepção do Ano Novo Chinês 2026, promovida pela Embaixada da China, Zhang Yang salientou os progressos económicos e diplomáticos do seu país e reafirmou o compromisso com o reforço da parceria estratégica com Cabo Verde.
A China, explicitou, mantém crescimento económico estável e aposta no reforço da cooperação bilateral em 2026
No plano bilateral, o diplomata lembrou que em 2026 marca o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Cabo Verde e os 70.º aniversários das relações diplomáticas entre a China e o continente africano.
Referiu que, ao longo de cinco décadas, a amizade sino-cabo-verdiana tem sido consolidada com base no respeito mútuo, na cooperação e na solidariedade.
Assumindo funções em Cabo Verde há pouco mais de seis meses, Zhang Yang afirmou ter testemunhado pessoalmente a solidez das relações entre os dois países e o potencial da cooperação estratégica.
Revelou que, no âmbito do início do 15.º Plano Quinquenal da China, estão previstas várias actividades comemorativas e o reforço dos intercâmbios e das áreas de cooperação em 2026.
O diplomata destacou igualmente o contributo da comunidade chinesa residente em Cabo Verde, bem como das instituições chinesas no país, nomeadamente nas áreas da saúde, educação, agricultura, cultura e cooperação técnica, sublinhando o papel do Instituto Confúcio, da equipa médica chinesa e de projectos de cooperação Sul-Sul.
Ao fazer o balanço do ano anterior, o diplomata sublinhou que sob a liderança do Presidente Xi Jinping a China avançou “de forma estável no processo de modernização”, apesar das pressões externas, tendo registado um crescimento económico anual de “5,0%, com o Produto Interno Bruto a ultrapassar os 140 biliões de yuans”.
Segundo afirmou, a China assume actualmente “um papel de âncora de estabilidade” num contexto internacional “marcado por incertezas”.
Zhang Yang enfatizou ainda a política externa chinesa baseada na “construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, salientando o empenho do país na promoção da paz, do desenvolvimento e da cooperação internacional, em particular com África.
Ao assinalar o Ano do Cavalo no calendário chinês, o embaixador apresentou votos de saúde, felicidade e prosperidade a todos e que a amizade entre a China e Cabo Verde entre numa nova fase de 50 anos “ainda mais próspera e bem-sucedida”.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários