O Sindicato Democrático de Professores (SINDPROF) alertou o Ministério da Educação para a necessidade do encerramento das escolas a nível nacional devido ao agravamento de casos de Covid-19 no último mês. A organização pediu ainda a intervenção do Presidente da República neste sentido.
Em nota divulgada esta quinta-feira, 06 de maio, o SINDPROF esclareceu que a pandemia do coronavírus afetou os Sistemas Educativos em todo o mundo, levando ao encerramento generalizado das escolas.
“Os casos de Covid-19 nas escolas é uma realidade. Os números não param de crescer. As informações que temos é que são várias as escolas no país, em particular na Praia, onde há um grande registo de infeções”, apontou.
Prosseguindo, o SINDPROF pede às delegações escolares para reverem, juntamente com as autoridades sanitárias esta situação, porque, relatou, “muitos professores são de alto risco” e, além disso, a chance de transmissão comunitária do vírus torna-se mais frequente a partir dos alunos.
O SINDPROF defendeu igualmente que já é hora de pensar na vacinação dos professores, relatando que grande parte dos professores acarretam sérios problemas de saúde, estando, também, neste momento, em perigo, já que trabalham com dezenas de alunos numa turma”.
“Por fim, e na sequência daquilo que foi a última comunicação da Sua Excelência o Presidente da República, pedimos a sua intervenção no sentido de serem encerradas as escolas e podermos assim evitar contágios como se tem verificado”, acrescentou.
Cabo Verde contabiliza neste momento 3.152 casos activos, 21.763 casos recuperados, 229 óbitos, sete mortes por outras causas, oito transferidas, perfazendo um total acumulado de 25.159 casos positivos.
Comentários