Covid-19. Confirmado 8º caso de coronavírus em Cabo Verde. E é uma criança
Sociedade

Covid-19. Confirmado 8º caso de coronavírus em Cabo Verde. E é uma criança

As autoridades de saúde confirmaram este sábado o oitavo caso positivo de covid-19 no arquipélago, sendo o terceiro na mesma família, que reside na cidade da Praia. Todos os outros casos suspeitos deram resultados negativos.

Em comunicado, o Governo refere que este novo caso positivo foi conhecido depois de um dos filhos do casal de Achada São Filipe, na Praia, internado com covid-19, ter agora testado positivo para a doença, provocada pelo novo coronavírus.

“Temos quatro casos importados e quatro diretamente ligados aos importados”, explicou o diretor Nacional de Saúde de Cabo Verde, Artur Correia.

Na origem deste caso, que foi o primeiro de transmissão local em Cabo Verde, terá estado o marido, um funcionário da Policia Judiciária, de 43 anos e residente na Praia. Regressou ao país no dia 18 de Março, proveniente de França num voo através de Lisboa, tendo dito que ficou desde então em isolamento, antes de acusar positivo para covid-19.

A mulher, de 41 anos, acabaria entretanto por ficar contagiada com covid-19. Dias mais tarde os dois filhos do casal, de 11 meses e nove anos, foram colocados em isolamento no HAN por suspeitas de coronavirus, mas os resultados eram sempre inconclusivos. Os testes definitivos e conirmaram a positividade ao covid-19 numa das crianças, enquanto a outra deu negativo.

“A paciente, esposa do primeiro caso positivo da Praia continua positiva e um dos filhos [com testes] inconclusivos, deu resultado positivo. Continuam, ambos, internados em isolamento”, lê-se no comunicado do Governo, emitido esta manhã.

O marido já testou negativo para covid-19 por duas vezes, mas as autoridades de saúde ainda não dão o caso como recuperado.

Segundo o mesmo comunicado do Governo, "todos os casos suspeitos e contactos indentificados nos últimos dias em São Vicente (18), São Nicolau (1), um do Hospital Agostinho Neto, Boa Vista (2), Cidade Velha (1) e Fogo (1) deram resultados negativos", acrescentando que todos os casos positivos sob os cuidados sanitários (cinco: três da Praia, um da Boa Vista e outro em São Vicente) "continuam em bom estado de saúde".

O primeiro caso de covid-19 em Cabo Verde, registado na ilha da Boa Vista e confirmado em 20 de março, foi um turista inglês de 62 anos que acabou por morrer, e o último, a anterior ao caso confirmado hoje, uma cidadã chinesa de 56 anos residente em São Vicente, em 03 de abril.

Na Boa Vista registou-se outro foco, com uma turista dos Países Baixos, enquanto o primeiro caso, registado num outro hotel da ilha, terá dado origem a um turista inglês infetado, juntamente com um funcionário, cabo-verdiano.

Os dois turistas estrangeiros regressaram, entretanto, aos países de origem.

Cabo Verde cumpre hoje 14 dias, de 20 previstos, de estado de emergência para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus, com a população obrigada ao dever geral de recolhimento, com limitações aos movimentos, empresas não essenciais fechadas e todas as ligações interilhas e para o exterior suspensas.

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África é de 693 e estão registados 12.973 casos em 52 países, de acordo com a mais recente atualização dos dados da pandemia naquele continente.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou a morte de cerca de 103 mil pessoas e infetou mais de 1,7 milhões em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, mais de 335 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Santiago Magazine/Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.