Covid-19. Cabo Verde resgista 94 casos positivos em 24h e mais um óbito
Sociedade

Covid-19. Cabo Verde resgista 94 casos positivos em 24h e mais um óbito

 
Cabo Verde registou nas últimas 24 horas um óbito, 94 casos positivos e 83 recuperados da covid-19, perfazendo assim um total de 4.651 casos positivos acumulados e 44 óbitos.
 
Segundo o director Nacional da Saúde, Artur Correia, em conferência de imprensa habitual para fazer o ponto de situação sobre a covid-19 no País, do total de 455 amostras analisadas a nível nacional resultaram 94 casos novos positivos.
 
Dos 83 recuperados, informou que 60 são da Praia, um de Santa Catarina de Santiago, um de Santa Cruz, três de São Lourenço, dois da Ribeira Grande de Santiago, dois de São Domingos, um do Tarrafal de Santiago, um dos Mosteiros, dois do Sal, seis do Tarrafal de São Nicolau e quatro de São Vicente.
 

O óbito, explicou, trata-se de um indivíduo de sexo feminino, com 86 anos, que para além da covid-19 tinha outros problemas de saúde e encontrava-se hospitalizado no Hospital Santa Rita Vieira (Santa Catarina de Santiago).

Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, das amostras analisadas a nível nacional que resultaram positivos resumem-se a Praia, com 45 positivos, Santa Catarina de Santiago, com seis, Santa Cruz, com um, São Miguel, com 18, e Ribeira Grande de Santiago e São Domingos com um caso cada.

Ainda segundo Artur Correia, em São Filipe (Fogo) registou-se dois casos positivos e em Mosteiros 13, em São Nicolau um caso, na Ribeira Brava, três no Tarrafal e na Ilha do Sal três positivos.

O País, segundo disse, passa a contabilizar 529 casos activos, 4.076 casos recuperados, 44 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 4.651 casos positivos acumulados.

Ainda devido ao novo coronavírus, informou a existência de 25 pacientes hospitalizados, sendo quatro na ilha do Fogo, dos quais um confirmado e três suspeitos; no Hospital Santa Rita Vieira quatro; no Hospital Dr. Agostinho Neto 11; Hospital Baptista de Sousa dois; Hospital Regional João Morais dois suspeito e um confirmado e no hospital Ramiro Figueira um doente.

Questionado sobre o aumento dos casos positivos em São Miguel, Artur Correia explicou que as amostras analisadas no dia 10 são referentes às colheitas do dia 02 e 06 de Setembro e adiantou que o aumento de casos se deve a concentração de pessoas na zona de Veneza.

Face a esse comportamento, o director Nacional de Saúde apela às pessoas a terem mais cuidado, a se protegerem e a aguardarem pelo resultado em casa, caso forem contacto de um positivo.

Quando às eleições autárquicas que se avizinha e a cooperação entre as instituições no sentido da prevenção face à campanha eleitoral, aquele responsável afirmou que o serviço de saúde já enviou à Comissão Nacional de Eleições (CNE) a sua contribuição, visando com isso ajudar na elaboração de normas a serem respeitados pelos actores políticos.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de mais de 910 mil pessoas e infectou mais de 28,2 milhões em todo o mundo desde Dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 910.300 pessoas e 28.221.090 foram infectadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em Dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

África registou 215 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.117, em 1.330.038 casos de infecção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 8.302 novos casos e houve mais 9.156 recuperados, para um total de 1.068.493.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.