O óbito, explicou, trata-se de um indivíduo de sexo feminino, com 86 anos, que para além da covid-19 tinha outros problemas de saúde e encontrava-se hospitalizado no Hospital Santa Rita Vieira (Santa Catarina de Santiago).
Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, das amostras analisadas a nível nacional que resultaram positivos resumem-se a Praia, com 45 positivos, Santa Catarina de Santiago, com seis, Santa Cruz, com um, São Miguel, com 18, e Ribeira Grande de Santiago e São Domingos com um caso cada.
Ainda segundo Artur Correia, em São Filipe (Fogo) registou-se dois casos positivos e em Mosteiros 13, em São Nicolau um caso, na Ribeira Brava, três no Tarrafal e na Ilha do Sal três positivos.
O País, segundo disse, passa a contabilizar 529 casos activos, 4.076 casos recuperados, 44 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 4.651 casos positivos acumulados.
Ainda devido ao novo coronavírus, informou a existência de 25 pacientes hospitalizados, sendo quatro na ilha do Fogo, dos quais um confirmado e três suspeitos; no Hospital Santa Rita Vieira quatro; no Hospital Dr. Agostinho Neto 11; Hospital Baptista de Sousa dois; Hospital Regional João Morais dois suspeito e um confirmado e no hospital Ramiro Figueira um doente.
Questionado sobre o aumento dos casos positivos em São Miguel, Artur Correia explicou que as amostras analisadas no dia 10 são referentes às colheitas do dia 02 e 06 de Setembro e adiantou que o aumento de casos se deve a concentração de pessoas na zona de Veneza.
Face a esse comportamento, o director Nacional de Saúde apela às pessoas a terem mais cuidado, a se protegerem e a aguardarem pelo resultado em casa, caso forem contacto de um positivo.
Quando às eleições autárquicas que se avizinha e a cooperação entre as instituições no sentido da prevenção face à campanha eleitoral, aquele responsável afirmou que o serviço de saúde já enviou à Comissão Nacional de Eleições (CNE) a sua contribuição, visando com isso ajudar na elaboração de normas a serem respeitados pelos actores políticos.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte de mais de 910 mil pessoas e infectou mais de 28,2 milhões em todo o mundo desde Dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 910.300 pessoas e 28.221.090 foram infectadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em Dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.
África registou 215 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.117, em 1.330.038 casos de infecção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.
Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 8.302 novos casos e houve mais 9.156 recuperados, para um total de 1.068.493.
Com Inforpress
Comentários