O país registou a oitava morte associada à covid-19, três meses depois de diagnosticado o primeiro caso da doença no arquipélago, segundo a atualização de dados feita esta sexta-feira, 19, pelas autoridades de saúde. Trata-se de uma jovem mulher de 31 anos de idade.
De acordo com o portal www.covid19.cv, do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Pública, três ilhas já registaram óbitos por covid-19 desde 19 de março, casos de Santiago (06, incluindo o que foi confirmado hoje), Boa Vista (01) e Sal (01).
Antes desta atualização, o Ministério da Saúde tinha avançado com a confirmação de mais 26 casos de infeção pelo novo coronavírus, quase todos na cidade da Praia, nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado do país para 849.
Na mesma nota, era referido que dois dos doentes com infeção ativa estavam em estado grave.
Nas últimas 24 horas foram analisadas no Laboratório de Virologia da Praia 152 amostras e 25 deram resultado positivo para covid-19 na Praia. O outro caso positivo foi registado pelo Hospital Santa Rita Vieira, em Santa Catarina, referente a este mesmo concelho da ilha de Santiago.
Cabo Verde contabiliza assim um total acumulado de 849 casos, nas ilhas de Santiago (704), Sal (72), Boa Vista (57), São Vicente (10), Santo Antão (04) e São Nicolau (02).
Em África, há 7.395 mortos confirmados em mais de 275 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Com Lusa
Comentários