• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
UCID considera que “excessiva burocracia” impede emigrantes de investir de forma natural em Cabo Verde
Política

UCID considera que “excessiva burocracia” impede emigrantes de investir de forma natural em Cabo Verde

Os deputados da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) defenderam, hoje, no Mindelo, que inúmeras dificuldades como a excessiva burocracia têm impedido o emigrante de investir de forma natural no País.

Esta informação foi avançada, em conferência de imprensa, pela deputada da UCID, Zilda Oliveira, a propósito do debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que arranca, na quarta-feira, no parlamento sob o tema “Diáspora e Desenvolvimento”.

Segundo esta eleita nacional, apesar da efectivação do Estatuto do Investidor Emigrante, através do Decreto-regulamentar n 1/2023 de 17 de Janeiro, estão no rol das dificuldades que impedem o investimento da diáspora, a “excessiva burocracia”, “a diferenciação de aplicação de taxas de armazenamento e despacho entre Praia e São Vicente, nas alfândegas, e a exigência de condição de Utilidade Pública das Associações, no que respeita às doações”.

Outro problema, adiantou, é o “tratamento desigual” que o Governo dá aos investidores cabo-verdianos que vivem no estrangeiro e o cidadão investidor estrangeiro.

“Há uma percepção generalizada de que o Governo facilita mais os investidores estrangeiros do que os nacionais”, considerou Zilda Oliveira, citando ainda “o défice dos cuidados no atendimento aos investidores em algumas instituições”.

Segundo a deputada, durante o debate parlamentar, a UCID também vai interpelar o Governo sobre as “Políticas Públicas para Educação”, tema proposto pelo Grupo Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição).

Neste particular, a mesma fonte informou que a UCID está “preocupada” com a forma como têm sido implementadas as reformas e revisões curriculares em Cabo Verde, “sem uma abordagem científica e técnica fundamentada e sem o necessário planeamento estratégico e operacional”.

Partilhe esta notícia