• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Primeiro-ministro destaca "resiliência de Cabo Verde" em relação às crises
Política

Primeiro-ministro destaca "resiliência de Cabo Verde" em relação às crises

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje em conferência na Universidade de Coimbra, Portugal, a resiliência de Cabo Verde em relação às crises, nomeadamente, a seca, a pandemia e a guerra na Ucrânia,. que considerou mais gravosa que a Covid-19..

Esse foi o principal ponto que o chefe do Governo deixou para uma plateia de vice-reitores, directores e sub-directores de unidades orgânicas (faculdades), direcção académica e representantes da Associação de Estudantes Cabo-verdianos em Coimbra, numa conferência sobre “Cabo Verde e a crise da pandemia da covid-19 e da crise inflacionista derivada da guerra da Ucrânia”.

“Queremos reafirmar, mais uma vez, a grande resiliência de Cabo Verde. Por exemplo, com a pandemia, pensava-se que podíamos entrar em colapso sanitário, social e económico, mas não aconteceu. Conseguiu-se dar um bom combate. Agora com os efeitos da guerra na Ucrânia que são ainda muito mais gravosos em termos económicos e sociais, estaremos também a dar um bom combate”, afirmou.

Ulisses Correia e Silva lembrou também a gestão da crise que o País vem enfrentando desde 2016, que tem a ver com as climáticas, ou seja, as secas severas, que juntando às outras duas crises, “faz com que haja muitas histórias para contar”.

Essas histórias têm a ver com as “as medidas da política de protecção, os impactos gravosos sobre a economia e sobre a parte social e partilhar aquilo que tem sido a experiência, não só em Cabo Verde, mas um bocado daquilo que está a acontecer no resto do mundo”, frisou.

Na sua intervenção, o vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, que foi de quem partiu o convite para a conferência, sublinhou as “boas relações” existentes com Cabo Verde que tem seis membros no Governo que estudaram nessa instituição de ensino.

A caminhar para os 732 anos, o vice-reitor da universidade Património Mundial da Humanidade, referiu que dos 25 mil estudantes, 20 por cento são estrangeiros e desses, 150 são cabo-verdianos.

Para além disso, sublinhou a formação dos médicos numa parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), assim como o projecto que está em curso de uma pós-graduação em Ciber Segurança que vai arrancar em Setembro, em parceria com a universidade pública cabo-verdiana e financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Nessa conferência, Ulisses Correia e Silva fez-se acompanhar da secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, e do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

Este evento, aconteceu no último dos quatro dias de visita do primeiro-ministro a Portugal, que teve como principal objectivo, a participação na segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas que decorre em Lisboa, de 27 de Junho a 01 de Julho.

Partilhe esta notícia