
As palavras são de José Maria Neves, que alude à abordagem feita por um cidadão, interpelando-o enquanto presidente da República. “O Presidente não governa, mas deve cuidar, por inteiro, da vida da República e, por conseguinte, do abastecimento da água e da eletricidade, da limpeza das cidades, da política de solos ou de habitação, da prestação dos serviços de saúde e da educação ou dos transportes interilhas”.
José Maria Neves deixou o recado aos agentes políticos no seu perfil pessoal da rede social Facebook, comentando a abordagem pessoal de um cidadão de Achadinha, que se queixou de este bairro da cidade da Praia já estar há vários dias sem água.
“Pedi-lhe que colocasse a questão às autoridades competentes, mas que estava a acompanhar com preocupação e até alguma decepção tais situações”, explica o presidente da República, salientando que são problemas da responsabilidade governativa.
“Dou inteira razão ao cidadão interpelante, o Presidente não governa, mas deve cuidar, por inteiro, da vida da República e, por conseguinte, do abastecimento da água e da eletricidade, da limpeza das cidades, da política de solos ou de habitação, da prestação dos serviços de saúde e da educação ou dos transportes interilhas”, escreve José Maria Neves, manifestando preocupação “com a clara degradação de muitos desses serviços, pondo em causa a coesão territorial e social, a competitividade das empresas e a qualidade de vida das pessoas”.
Para o presidente, os poderes públicos devem estar “atentos às interpelações que os cidadãos e a sociedade civil”, salientando que “a arrogância e o autismo em sociedades democráticas pagam-se caro, já porque erodem as instituições, já porque minam a confiança entre aqueles que governam e a sociedade e quebram o elo de esperança num futuro melhor”.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários