PR veta Abraão Vicente para Embaixador em Portugal
Política

PR veta Abraão Vicente para Embaixador em Portugal

O presidente da República rejeitou a nomeação de Abrão Vicente como novo embaixador de Cabo Verde em Portugal, no lugar de Eurico Monteiro. José Maria Neves considerou a escolha de Vicente, sob proposta do Governo, como iminentemente político, já que o ex-ministro e actual deputado estaria “no olho do furacão político”. A reacção de Abraão Vicente não se fez esperar: “já havia informado ao Primeiro-Ministro que o meu nome não seria aceite.”

O presidente da República acaba de vetar a nomeação do ex-ministro das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, para embaixador de Cabo Verde em Portugal, no lugar de Eurico Monteiro, chamado entretanto a integrar o governo.

A proposta de Abraão Vicente para essa missão diplomática teria sido “cozinhada” ainda antes de Eurico Monteiro regressar à Praia, e seria, segundo as nossas fontes, a moeda de troca caso a candidatura de Abraão Vicente à Câmara Municipal da Praia não desse resultados positivos. Seria por esse motivo, acreditam as nossas fontes, que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, propôs em Julho do ano passado o nome de Felisberto Vieira para as embaixada de Cabo Verde em Havana, Cuba, só que JMN, ao vetar Filú, ficou desimpedido moralmente de rejeitar qualquer outro “embaixador político”.

E Abraão Vicente, como se suspeitava, não iria colher melhor simpatia de José Maria Neves, que acaba de vetar o nome alegando que o ex-ministro tem forte conotação com a política activa, estando, por isso, “no olho do furacão político”.

Abraão Vicente já reagiu ao veto presidencial num post publicado na sua conta do facebook: “Informo que, sob proposta do Chefe do Governo, o meu nome foi vetado pelo Presidente da República, José Maria Neves, para a nomeação como Embaixador de Cabo Verde em Portugal”.

Segundo Vicente, “o ‘veto’ ocorreu porque o Senhor Presidente considera que estou ‘no olho do furacão político’. Tomo isso como um elogio. Embora essa expressão não tenha respaldo legal ou constitucional, ela tornou-se um critério político que pode ser utilizado por futuros presidentes”, começou por considerar.

“Recebi a notícia com a naturalidade de quem já havia informado ao Primeiro-Ministro que o meu nome não seria aceite. O Presidente agiu de forma coerente com a nossa história em comum. Previsível e natural. A sociedade tirará as suas conclusões”, pontuou antes de acrescentar: “Sempre fui uma voz crítica, tanto antes de entrar na política como enquanto deputado da oposição no Parlamento. Fiz uma declaração pública de apoio a Carlos Veiga nas presidenciais em 2021. Durante o meu mandato como Ministro da República, defendi limites claros nos espaços de atuação da Presidência da República sempre que as suas acções impactaram as áreas sob a minha responsabilidade. A pergunta que se impõe é: por que razão o Presidente da República aceitaria nomear uma figura com o meu perfil para um cargo de representação internacional? Apenas pela minha competência? Certamente que não. Num "país cidade" onde prevalecem divisões e um certo espirito paroquial a este nivel do estado, como pedir um outro olhar. Uma certa magnanimidade. Sempre estive disposto a pagar o preço por ser quem sou”.

“No dia 3 de Dezembro 2024 reafirmei ao Senhor Primeiro-Ministro, a quem por dignidade pessoal e politica nunca pedi qualquer cargo ou contrapartida pela minha candidatura à CMP, que retornaria ao Parlamento; "tenho um mandato a cumprir."

Não haverá notícias sobre a minha nomeação para qualquer cargo público ou conselho de administração. Estarei com dignidade no Parlamento até ao fim do meu mandato”, garante Abraão Vicente.

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Terra, 22 de Mar de 2025

    Ha gora Embaxador vai ser Polo Rocha

    Responder


  • Joao josé Fortes, 22 de Mar de 2025

    É como sempre o 1° Ministro Ulisse sempre acreditou que somos uns sem ninguem é por isso queria enviar o seu compadre a Lisboa tratar os Caboverdianos de patetas o 1° Ministro devia enviar o Abrão Vicente para Santa Luzia como comentador do Toky Toky é tudo o que ele sabe fazer patetão de mer**a

    Responder


  • João Mendes, 21 de Mar de 2025

    Não tem idoneidade para ser Embaixador. Os portugueses e outros, iriam rir-se dele.
    Conheci-o na Assomada. TER MUITOS LIVROS NA ESTANTE NÃO QUER DIZER NADA.
    Foi sempre menino e vai morrer menino.
    Esteve muito bem o Presidente da República.

    Responder


  • Augusto Daniel Lima Vieira, 21 de Mar de 2025

    Um maluco como Embaixador em Portugal? Nao há politicos em Cabo Verde?

    Responder


  • Manuel Da Silva, 21 de Mar de 2025

    Abrao Vicente como Deputado da Nação foi um “MANDADOR DE BOCA”; como ministro de cultura e mar “pouco ou nada fez”. Também perdeu as eleições autárquicas de Dezembro de 2024. O primeiro ministro UCS não tinha como dizer não te quero mais porque não és bom! Então a única solução foi nomelá-lo como Embaixador de Cabo Verde em Portugal e que o Presidente da República José Maria Pereira Neves resolva o seu problema. Cartão vermelho! Fora!

    Responder


  • Casimiro centeio, 21 de Mar de 2025

    - III-
    A ética política do MPD de Ulisses não se pratica no meio das sociedades civilizadas e democráticas. Só é aceitável nas sociedades bárbaras e corruptas !

    Responder


  • Casimiro centeio, 21 de Mar de 2025

    - III-
    A ética política do MPD de Ulisses não se pratica no meio das sociedades civilizadas e democráticas. Só é aceitável nas sociedades bárbaras e corruptas !

    Responder


  • Nhenga Afrikanu, 21 de Mar de 2025

    Eu tenho pena que o presidente não o tenha mandado para o inferno quando o Abraão pensaria que ia para o céu das mordomias. É que ele teria à sua espera em Lisboa para lhe dar as boas-vindas apenas o José Luiz Tavares, e não é preciso dizer mais nada.

    Responder


  • mrvadaz, 21 de Mar de 2025

    Não podia estar mais de acordo com o PR. Seria o cúmulo dos cúmulos!

    Responder


  • analista social, 21 de Mar de 2025

    É mesmo para dizer o Povo rejeita nas Urnas, por não servir aos interesses coletivo ou do Povo, o Governo dá aos mesmos prémios de consolação. Imagina só a santa ética e independência das funções que tal assunto requer, embaixador será 1ª pessoa a representar o País lá fora certo? Mas, os ditos nomeados não passaram para Governar o Poder Local, ou seja, não servem mas a estrutura do Governo entende que poderá nomeá-los para outros Cargos Públicos logo de seguida!!!

    Responder


  • Casimiro centeio, 21 de Mar de 2025

    - II -
    CAROS COMPATRIOTAS!
    Cabo Verde, de novo, desgovernado, por UCS, será sacudido por crises de toda a ordem pela magnitude sem precendentes na história da sua independência. Cabe- nos, porém,o ofício moral e patriótico de preservá-lo desse catástrofe irreversível em 2026.
    Há algo pior que um governo corrupto semelhante ao de UCS ?
    - Há sim: o cidadão que o defende !

    Responder


  • Casimiro centeio, 21 de Mar de 2025

    É a postura lesiva e corrupta de Ulisses, O PIOR PM QUE JAMAIS PASSOU PELAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DE CABO VERDE !
    É mais perigoso confiar no destino de Cabo Verde nas rédeas de Ulisses do que aguentar o mar num navio podre em risco de naufrágio !
    UCS está a cravar o último prego no seu próprio caixão !

    Responder


  • Xuxu Pé de Ferro, 21 de Mar de 2025

    O Ulisses revela-se com esta propositura um mestre do maquiavelismo: ao mesmo tempo que paga a dívida para com o Abraão Bitxento por ter aceite ser o cordeiro de sacrifício na Praia, sabendo de antemão que a indicação não seria aceite, mobiliza a tropa de choque do Mpd contra o presidente da República, e ainda desvia as atenções dos graves dissensos no seio dos ventoinhas e da desgraça a que a sua governação tem levado o país. Quem apodou o Ulisses de Tulisses? Chapeau!!!

    Responder


  • Aguinaldo Monteiro, 21 de Mar de 2025

    A decisão do Presidente da República de acordo com suas convicções reflete a importância da liderança ética e da responsabilidade política. Isso implica em tomar decisões que estejam alinhadas com seus princípios, mesmo diante de pressões externas.

    Responder


  • Zé P., 21 de Mar de 2025

    A última parte "Não haverá notícias sobre a minha nomeação para qualquer cargo público ou conselho de administração. Estarei com dignidade no Parlamento até ao fim do meu mandato" lembra-me quando ele tinha dito que não seria candidato em 2024, portanto não espero muita coisa.

    Responder


  • Fortes Carvalho, 21 de Mar de 2025

    Era o que faltava, perdeu as eleições para Câmara Municipal da Praia, agora nomea-lo embaixador em Portugal, o nosso país está entregue aos amigos. É preciso certo nível para ser Embaixador!
    Óscar Santos - Governador do BCV
    Evandro Monteiro - Diretor e PCA do HAN
    É preciso uma revolução ou uma nova independência.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.