Miguel Rosa é o novo presidente da SDTIBM. Municípios da Boa Vista e do Maio votaram contra
Política

Miguel Rosa é o novo presidente da SDTIBM. Municípios da Boa Vista e do Maio votaram contra

Miguel Rosa, que foi presidente da Câmara Municipal do Maio até 1 de dezembro de 2024, acaba de ser nomeado no cargo de presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado de Boa Vista e Maio (SDTIBM), apenas com os votos do acionista Estado, uma vez que os acionistas, Câmara Municipal da Boa Vista e Câmara Municipal do Maio, votaram contra.

A assembleia geral dos acionistas aconteceu hoje, durante a qual os presidentes das Câmaras da Boa Vista e Maio, com 35% e 14% das ações, respetivamente, não só votaram contra a proposta do governo, como chamaram a atenção em relação ao perigo de politização da Sociedade com a nomeação de pessoas marcadamente partidarizadas, como caso do ex-presidente do município do Maio.

A reação dos presidentes das Câmaras do Maio e Boa Vista teve como motivação não só a nomeação do Miguel Rosa, ex-autarca do Maio, mas também, a indicação do Marcos Mendes, que foi candidato a vereador do MpD na Boa Vista, nas eleições autárquicas do passado dia 1 de dezembro, em que o partido liderado por Ulisses Correia e Silva saiu derrotado, para presidir a Assembleia Geral.

Para os autarcas do Maio e Boa Vista está claro que o governo quer instrumentalizar a SDTIBM como uma instituição política, deixando os interesses das duas ilhas para o segundo plano.

Recorde-se que, em 2021, o governo já tinha nomeado o ex-autarca da Boa Vista, José Luís Santoss, o Djais, para trabalhar na SDTIBM, e agora volta à carga com a nomeação de Manuel Rosa e Marcos Mendes, ambos recentemente derrotados nas urnas, o que, na opinião dos autarcas acionistas, mostra claramente que os interesses particulares do partido no poder estão a sobrepor-se aos interesses dos seus respetivos municípios.  

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • João cabral, 23 de Mar de 2025

      Colocar esses dois indivíduos a lecionar no ES , o salário miserável do professorado não satisfaz...... Então é procurar um lugar qqr " na mama" para eles.....

      Responder


    • Casimiro centeio, 22 de Mar de 2025

      Nada estranho: todos os " renegados" pelo Povo são promovidos pelo PM- UCS !
      Um bom entendedor na matéria, meia palavra chega !
      UCS ama Cabo Verde? Respeita os Cabo -verdianos?
      Respeita os padrões da democracia?
      Ou é um verdadeiro tirano, um neo-ditador ?
      Pensem nisso !!!!!

      Responder


    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.