O parlamento de Cabo Verde vai receber nos dias 14 e 15 de Junho a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para preparar a Cimeira dos Chefes de Estado da CPLP nos dias 17 e 18 de Julho, também na cidade da praia.
Quem o diz é o presidente da Assembleia Nacional hoje aos jornalistas. Para Jorge Santos, vai ser um importante momento, onde estarão reunidos os presidentes das assembleias nacionais de todos os países que falam português para apresentar e discutir a nova agenda da CPLP no quadro da presidência de Cabo Verde.
Jorge Santos acrescentou que, igualmente, vai acontecer em Cabo Verde, de 09 a 15 de Abril, a Assembleia Parlamentar da Francofonia que vai reunir os parlamentos de todos os países que falam francês em Africa, mas também a França, a Bélgica, o Luxemburgo e o Canadá, que terá na agenda, a questão da equidade de género e as assembleias dos cidadãos.
“Na segunda semana de Março vamos ter uma visita oficial do Parlamento de Cabo Verde ao São Tomé e Príncipe no quadro da consolidação da CPLP e dos laços bilaterais entre os dois países, tendo como foco do programa, a comunidade cabo-verdiana, para além dos contactos institucionais”, disse.
Para Jorge Santos, uma das questões centrais da visita a São Tomé será levar a solidariedade a comunidade cabo-verdiana, e em segunda lugar dialogar com as autoridades são-tomenses na resolução do problema dos cabo-verdianos contratados, de há 60 anos, que implica, não só Cabo Verde, mas também Portugal.
“Já nos dias 04 a 06 de Março, vamos receber aqui no Parlamento de Cabo Verde, a visita do presidente da Assembleia da República de Portugal, Ferro Rodrigues, com uma alta delegação, incluindo todos os vice-presidentes e os líderes parlamentares da Assembleia portuguesa”, informou.
Para além de contactos institucionais, vai ser reforçado a cooperação com o Parlamento cabo-verdiano, com a assinatura de um protocolo de cooperação entre os dois parlamentos, mas no quadro desse protocolo, há um acordo de cooperação com dezenas de projectos, com foco na comunicação e modernização do nosso Parlamento.
Comentários