• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente do Parlamento português inicia amanhã visita de 3 dias a Cabo Verde
Política

Presidente do Parlamento português inicia amanhã visita de 3 dias a Cabo Verde

O presidente do parlamento de Portugal, Ferro Rodrigues, vai estar em visita oficial a Cabo Verde entre os dias 04 e 06 de Março, na sequência de um convite do seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Santos, e no qual será renovado o protocolo de cooperação entre a Assembleia Nacional dos dois países.

Nesta sua primeira visita oficial a Cabo Verde, o chefe da casa parlamentar portuguesa cumprirá um programa de visita que abrange somente a ilha de Santiago, do qual se destaca encontros a nível parlamentar e outras entidades oficiais cabo-verdianas.

Jorge Santos realça a importância da visita, considerando que as relações entre os dois parlamentos como sendo históricas.

O presidente da Assembleia Nacional afirma que o novo protocolo a ser assinado vai recair nas áreas da comunicação, modernização e abertura do parlamento à sociedade bem como na formação.

Para ele, é fundamental um parlamento ter uma boa capacidade técnica, sobretudo depois da aprovação do novo regimento, em que a Assembleia Nacional vai passar a ter sessões quinzenais, aumentando o ritmo de trabalho.

As linhas mestras da visita do presidente da Assembleia Nacional de Portugal a Cabo Verde começaram a ser traçadas durante um encontro entre Jorge Santos e a embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, no segundo semestre de 2017.

Na altura, Helena Paiva lembrou que o 1º vice-presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, esteve em Portugal, onde foi delineado um novo protocolo de cooperação com áreas que vão ser definidas, que foram apresentadas como áreas prioritárias por parte de Cabo Verde.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação