• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho lança primeira pedra para construção de 206 casas de banho em três bairros da capital
Política

Francisco Carvalho lança primeira pedra para construção de 206 casas de banho em três bairros da capital

O presidente da Câmara Municipal da Praia procedeu hoje ao lançamento da primeira pedra para a construção de um total de 206 casas de banho nas localidades de Eugênio Lima, Castelão e Simão Ribeiro, na Cidade da Praia.

Francisco Carvalho disse, na ocasião, que a implementação do projecto, que se enquadra no plano “Praia+Inclusiva” que propõe adaptar os locais de desenvolvimento urbano integrado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, estabeleceu, nesta primeira fase, contemplar o bairro de Eugênio Lima com a construção de 94 casas de banho, Castelão com 54 e Simão Ribeiro com 58.

Os restantes bairros como Safende, Alto da Glória, Achada Grande Frente e Tira Chapéu, fazem parte da segunda fase do projecto por ser, revelou, um processo “extremamente moroso” e burocrático, cujo propósito é também ampliar a rede pública de distribuição de água e ligações internas.

“Eu diria que uma pessoa é menos pessoa se não tiver casa de banho, porque todos nós sabemos que casa de banho é um espaço de intimidade e satisfação de necessidades pessoais, as pessoas então terem de recorrer às ruas retira a dignidade de qualquer pessoa”, considerou, destacando a importância da iniciativa na inclusão social das famílias mais vulneráveis.

Segundo o edil, a conclusão das obras está prevista para daqui a três meses e vão ser estipulados novos prazos na retoma para a segunda fase do projecto.

“Temos casos de muitas famílias cabo-verdiana lideradas por mulheres e deve-se imaginar como é indigno para uma mulher ter de gerir uma casa sem casa de banho”, pontuou.

Financiado pela União Europeia e implementado pela Câmara Municipal da Praia, em parceria com o Ayuntamento de Madrid e a empresa Águas de Santiago, o projecto destina-se a agregados familiares pobres de sete bairros da capital considerados mais vulneráveis.

O projecto “Praia+Inclusiva”, que propõe construir 462 casas de banho até ao final do ano, visa ainda dotar a câmara da capacidade de projectar, financiar, administrar e implementar o Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Praia (PEMDS).

Partilhe esta notícia