Fogo: MpD insta PAICV a reconhecer "resultados" dos investimentos do Governo
Política

Fogo: MpD insta PAICV a reconhecer "resultados" dos investimentos do Governo

O deputado nacional do MpD pelo círculo eleitoral do Fogo, Filipe Santos, acusou hoje o principal partido da oposição de promover “desinformação política” e sustentando que a ilha tem registado avanços "visíveis" em infraestruturas e transportes. No entanto, o parlamentar não separou investimentos anunciados e efetivados, mas também não assinalou a diferença entre obras anunciadas e concretizadas.

O deputado nacional do Movimento para a Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral do Fogo, Filipe Santos, acusou esta segunda-feira, 09, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) de promover “desinformação política” e sustentando que a ilha tem registado avanços "visíveis" em infraestruturas e transportes. Esta reação surge após a Comissão Política Regional do PAICV ter acusado o Governo de "abandonar a ilha" ao não cumprir muitos dos compromissos assumidos.

Em conferência de imprensa, na cidade da Praia, Filipe Santos classificou as críticas do principal partido da oposição de “nervosismo eleitoral” e lembrou que os três presidentes das câmaras municipais do Fogo (eleitos pelo PAICV) têm celebrado contratos e protocolos com o executivo.

“É incoerente que as estruturas partidárias locais desvalorizem investimentos que os próprios autarcas validam através de acordos e parcerias com o Governo”, disse o deputado do MpD, sublinhando que os resultados da governação de Ulisses Correia e Silva estão “à vista de todos”.

Deputado oscilou entre investimentos anunciados e efetivados

O parlamentar destacou a requalificação urbana e ambiental, incluindo o centro histórico e a asfaltagem de ruas em São Filipe, bem como intervenções em curso nos Mosteiros e, ainda, a recuperação e infraestruturação da zona das Caldeiras, um investimento superior a 1,2 milhões de contos.

Filipe Santos enumerou, ainda, projetos de valorização turística em aldeias rurais, requalificação de estradas, obras de acesso ao porto de Vale dos Cavaleiros, reabilitação de património histórico e cultural, como o presídio da Praça das Bandeiras, a Praça 4 de Setembro e iniciativas ligadas à criação de museus, incluindo o de São Filipe. E, no que respeita a infraestruturas básicas, mencionou investimentos em água, saneamento básico e energias renováveis, sublinhando a construção de uma central fotovoltaica de 1,4 megawatts, com sistema de armazenamento, melhoria da iluminação pública, com lâmpadas LED, e aumento de pontos de luz.

A nível rodoviário, indicou um investimento de 700 mil contos na reabilitação e asfaltagem de estradas, além de parcerias com a Câmara Municipal dos Mosteiros para asfaltagem das vias principais e recuperação da orla marítima, com financiamento do Banco Mundial.

Contudo, oscilando entre investimentos anunciados e efetivados, Filipe Santos não precisou quais deles se traduzem já em melhorias de desenvolvimento para a ilha e para a qualidade de vida dos foguenses, ou em que altura obras em projeto ou andamento estariam concluídas.

Deputado enuncia ganhos nos transportes

Persistindo em não separar investimentos anunciados e efetivados, mas também entre obras anunciadas e concretizadas, Filipe Santos enunciou ganhos nos transportes (o setor mais criticado pelos foguenses), destacando que o Fogo dispõe de 12 voos semanais e cinco ligações marítimas por semana e que estão em curso estudos para a ampliação e modernização do porto de Vale dos Cavaleiros ou a construção de um novo porto, bem como a aquisição de um navio destinado à ligação Fogo/Brava.

Sobre o aeródromo de São Filipe, o deputado do MpD disse que a pista já foi iluminada e que foram realizados testes de aterragem noturna, estando a Agência de Aviação Civil (AAC) a ultimar o relatório para certificação.

Concluindo, Filipe Santos reiterou que o MpD continuará focado na "dinâmica de crescimento" do Fogo, instando a oposição a reconhecer os "resultados concretos" da cooperação institucional entre o Governo e os municípios da ilha.

C/Inforpress
Foto: AN

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.