
A ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina foi hoje eleita presidente da Associação das Mulheres Democratas (AMD). Candidata única, Jassira regressa à política após um período de silêncio de mais de um ano, quando foi preterida por Ulisses como candidata à autarquia de Assomada. Apesar de ter sido por várias vezes destratada pela liderança do MpD, manteve-se sempre fiel ao partido. É que, as lideranças vão e vêm, mas as convicções ficam…
Candidata única, a líder eleita, tradutora de profissão, arrecadou 95 porcento (%) dos votos expressos e sucede a Filomena Gonçalves à frente da AMD.
É o regresso de Jassira Monteiro à política, após um período de silêncio de mais de um ano, quando foi preterida por Ulisses Correia e Silva como candidata à autarquia de Assomada.
Engolindo em seco cada afronta e afirmando-se como reserva do futuro
Apesar de ter sido, por várias vezes, destratada pela atual liderança e pelo setor extremista do Movimento para a Democracia (MpD) – tendo sido mesmo acusada de “traidora e de se ter “passado para o PAICV” -, Jassira manteve-se sempre fiel ao partido, engolindo em seco cada afronta e afirmando-se, com a discrição que se lhe reconhece, como reserva para o futuro. É que, as lideranças vão e vêm, mas as convicções ficam…
Em vésperas de eleições legislativas, os que antes torpedearam Jassira, lhe fizeram a vida difícil e sabotaram a sua liderança à frente da Câmara Municipal de Santa Catarina, precisam agora de todos os ativos do partido para tentar renovar a governação do MpD. E Jassira Monteiro é um nome a ter em conta em cada combate político, principalmente em Santiago Norte.
De novo, na linha da frente
É por isso que, após uma travessia do deserto de mais de um ano, em que chegou a ser difamada e abandonada pela liderança do MpD, Jassira está, de novo, na linha da frente, não como vítima seja do que for, mas como sobrevivente.
Representando o MpD, Janine Lélis, foi o rosto da direção do partido na assembleia eletiva, onde, além da nova presidente da Direção, foram eleitas as presidentes da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e do Conselho Político Nacional.
Do ativismo social a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina
Jassira Maria Veiga Monteiro é natural e residente na localidade de Nhagar, Santa Catarina. Tem nacionalidade cabo-verdiana e portuguesa, dominando as línguas portuguesa, francesa, inglesa e crioula.
Em 2006, concluiu em Portugal a licenciatura de Tradutora e Intérprete na Universidade Autónoma de Lisboa, com especialidade em Estudos Linguísticos, línguas portuguesa, inglesa e francesa, dimensão cultural francesa e inglesa, tradução e seus mecanismos, tradução especializada, tradução e intertextualidade, mas também especializações em Informática e Introdução ao Direito.
Quando residente em Portugal, foi ativista social e técnica do - entretanto extinto - Alto Comissariado para as Migrações e Minorias Étnicas (ACIME), exercendo funções no Gabinete de Apoio ao Emprego onde dinamizou o Workshop sobre “Técnicas de Procura de Emprego” e estabeleceu contactos com entidades empregadoras para angariação de ofertas de trabalho e colocação dos utentes.
Ainda no ACIME, exerceu funções no Gabinete de Apoio e Triagem onde efetuou a seleção de processos e encaminhamento de cidadãos imigrantes para pedidos de renovação de autorização de residência e de nacionalidade.
Ainda no âmbito do ACIME, efetuou atividades no terreno, junto das comunidades, e ações de formação sobre a temática da imigração em instituições de ensino.
Regressada a Cabo Verde, exerceu as funções de Comercial Corporate numa operadora de comunicações.
Eleita vereadora nas eleições autárquicas de 2016, foi responsável pelo Pelouro da Cultura, Género, Comunicação e Imagem. E, nas eleições autárquicas 2020, foi número dois da lista vencedora do MpD à Câmara Municipal de Santa Catarina, liderada por José Alves Fernandes (Beto Alves).
Após falecimento de Beto Alves, foi presidente da autarquia até 2024, sendo, na ocasião, a única mulher a exercer as funções de presidente de câmara em Cabo Verde.
Atualmente é assessora no Ministério das Comunidades.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários