Deputados do PAICV pedem mais apoios nacionais às instituições de cariz social de Santiago Norte
Política

Deputados do PAICV pedem mais apoios nacionais às instituições de cariz social de Santiago Norte

Os deputados nacionais do PAICV, eleitos pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, pediram hoje mais apoios do Governo e das autoridades locais às instituições de cariz social que desempenham um papel importante na sociedade.

Este apelo foi feito em conferência de imprensa, realizada no município de São Miguel, onde os parlamentares manifestaram preocupação com a falta de apoios e atenção a estas instituições que fazem um trabalho “importante”, onde o Estado não consegue chegar, apoiando as famílias vulneráveis, cuidado das crianças com Necessidades Educativas Especiais, entre outras valências.

Segundo a porta-voz do grupo, Carla Carvalho, a comitiva do PAICV visitou várias instituições nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, Tarrafal e São Miguel, no âmbito do próximo debate parlamentar com o ministro da Família e Inclusão Social, notando assim que são várias, mas que dependem na sua maioria de financiamentos e donativos internacionais.

Destas associações, elencou a Cruz Vermelha, Acarinhar, Delta Cultura, Centro Graciosa, Cáritas, Academia do Desporto, Educação e Cultura (ADEC), entre outras, que trabalham no combate às desigualdades sociais, que, segundo a mesma fonte,  o apoio nacional é pouco, pois não existem critérios claros a nível nacional de como essas instituições podem aceder aos financiamentos, e várias vezes fazem projectos, mas não têm resposta.

“As famílias do interior de Santiago muitas vezes saem cedo e chegam tarde a casa à procura do sustento para os filhos e estes espaços oferecem às crianças um espaço educativo, lúdico, cultural, entre outras mais valias para se formarem enquanto pessoas e estarem num local protegido”, ressaltou, sustentando que vão pedir ao Governo para criar medidas claras para essas organizações.

“O Governo tem que apoiá-las e financiá-las de forma muito clara, pois fazem um trabalho muito importante para o desenvolvimento da pessoa humana, para desenvolvimento do município e da própria região”, salientou a deputada.

A falta de apoios a estas instituições, segundo a porta-voz, tem vários impactos, defendendo que poderiam dar maior resposta no atendimento às crianças, podendo atender mais solicitações, exemplificando com o Centro Graciosa no Tarrafal, que atende crianças com Necessidades Educativas Especiais, mas não dispõe de um transporte adaptado.

Igualmente, alerta que as instituições e organizações demonstraram uma certa preocupação com várias situações de crianças com necessidades, oriundas de famílias vulneráveis, mas que estas ainda não beneficiam da Pensão Social, apelando ao Governo para estar mais atento e a fazer chegar o rendimento a estas famílias.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.