• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Autárquicas 2020. MpD sonda popularidade de todos os seus presidentes de Câmara
Política

Autárquicas 2020. MpD sonda popularidade de todos os seus presidentes de Câmara

A Direcção Nacional do MpD, reunida no passado dia 1, encomendou uma sondagem para medir a popularidade de todos os 18 presidentes de Câmara liderados pelo partido ventoinha antes de decidir se apoia ou não a sua recandidatura para as eleições autárquicas de 2020.

Já está no terreno desde o dia 2 de Novembro uma equipa de inquérito encomendada pelo MpD para sondar as propabilidades de reeleição dos seus 18 presidentes de Câmara nas autárquicvas de 2020.

A decisão, segundo fontes de Santiago Magazine, saiu do encontro da DN, realizado no passado dia 1, e abrange todos os presidentes incumbentes, ou seja, os actuais autarcas que estão à espera de verem confirmada a sua recandidatura pelas listas do MpD. E tendo conta as disputas internas em diversos municípios (como São Domingos, onde são vários os pretendentes da esfera ventoinha para substituir Clemente Garcia, actual edil), o partido optou antes por encomendar esta sondagem de forma a medir o índice de popularidade dos presidentes incumbentes e só depois escolher o cabeça de lista para cada concelho. Ou seja, nenhum dos outros potenciais concorrentes pelo mesmo partido estão a ser sondados pelo MpD.

Na verdade, segundo Santiago Magazine ficou a saber, esta sondagem pretende comparar a probabilidade de reeleição dos presidentes incumbentes em relação aos putativos candidatos do PAICV. A pergunta será do tipo: entre o actual presidente de Câmara e estes potenciais candidatos do PAICV, qual preferes?

Se o incumbente, ainda que com elevada taxa de rejeição interna, tiver uma percentagem mínima para vencer a candidatura adversária será nele que o MpD irá apostar para nova candidatura, como de resto, diz o regulamento do partido, aprovada pelos militantes.

Há, todavia, concelhos onde esta receita pode não resultar como o esperado. É o caso de Santa Catarina de Santiago, onde o Beto Alves não goza do apoio da Comissão política local, e São Domingos, cujo lugar de presidente de Câmara está a ser concorrido por pelo menos seis pretendentes, incluindo o actual edil, todos da esfera do MpD. E aqui a divisão interna parece bem mais acentuada.

Recorde-se que o MpD detém 18 das 22 Câmaras Municipais do país. Das restantes quatro, duas (Santa Cruz e Mosteiros) são do PAICV e outras duas (Boa Vista e Ribeira Brava, em São Nicolau) são independentes.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação