Autarca do Porto Novo preocupada com mau ano agrícola
Política

Autarca do Porto Novo preocupada com mau ano agrícola

Elisa Pinheiro está apreensiva com mais um ano de seca no município, pelos impactos negativos que irá ter na produção agrícola e no pasto para o gado. O mau ano agrícola atinge particularmente as zonas altas, como o Planalto Norte.

A presidente da Câmara Municipal de Porto Novo alertou neste sábado, 22, para a ocorrência de mais um ano de seca, com impacto negativo na produção agrícola e no pasto para o gado. Elisa Pinheiro falava num encontro sobre empreendedorismo agrícola que teve lugar na localidade de Ribeira da Cruz.

A autarca disse que a situação de “seca vai atrapalhar” a vida do campo, já que condiciona a produção agrícola, mas também o pasto para o efetivo pecuário no concelho, à volta de 25 mil cabeças de animais, na sua grande maioria cabras.

Elisa Pinheiro explicou que o mau tempo acabou com o cultivo e com o pasto, dificultando muito a vida dos camponeses, que vão precisar ser socorridos devido ao mau ano agrícola.

Ministério da Agricultura e Ambiente vai abrir duas frentes de trabalho

Por sua vez, o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) também já admitiu a ocorrência do mau ano agrícola, atingindo particularmente as zonas altas, como o Planalto Norte, onde irá atuar para amenizar a situação.

O delegado do MAA, Joel Barros, disse à Inforpress que se prepara a assinatura de contratos com as associações comunitárias do Planalto Norte, tendo em vista a realização de projetos que geram empregos para as famílias afetadas pela seca.

Joel Barros avançou que a assinatura de contratos com as associações Luz Verde do Norte e Topo de Coroa vai permitir a abertura de duas frentes de trabalho no Planalto Norte, no âmbito do programa do Governo para ação climática e ambiental.      

C/Inforpress
Foto: CMPN

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.