
Elisa Pinheiro está apreensiva com mais um ano de seca no município, pelos impactos negativos que irá ter na produção agrícola e no pasto para o gado. O mau ano agrícola atinge particularmente as zonas altas, como o Planalto Norte.
A presidente da Câmara Municipal de Porto Novo alertou neste sábado, 22, para a ocorrência de mais um ano de seca, com impacto negativo na produção agrícola e no pasto para o gado. Elisa Pinheiro falava num encontro sobre empreendedorismo agrícola que teve lugar na localidade de Ribeira da Cruz.
A autarca disse que a situação de “seca vai atrapalhar” a vida do campo, já que condiciona a produção agrícola, mas também o pasto para o efetivo pecuário no concelho, à volta de 25 mil cabeças de animais, na sua grande maioria cabras.
Elisa Pinheiro explicou que o mau tempo acabou com o cultivo e com o pasto, dificultando muito a vida dos camponeses, que vão precisar ser socorridos devido ao mau ano agrícola.
Ministério da Agricultura e Ambiente vai abrir duas frentes de trabalho
Por sua vez, o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) também já admitiu a ocorrência do mau ano agrícola, atingindo particularmente as zonas altas, como o Planalto Norte, onde irá atuar para amenizar a situação.
O delegado do MAA, Joel Barros, disse à Inforpress que se prepara a assinatura de contratos com as associações comunitárias do Planalto Norte, tendo em vista a realização de projetos que geram empregos para as famílias afetadas pela seca.
Joel Barros avançou que a assinatura de contratos com as associações Luz Verde do Norte e Topo de Coroa vai permitir a abertura de duas frentes de trabalho no Planalto Norte, no âmbito do programa do Governo para ação climática e ambiental.
C/Inforpress
Foto: CMPN
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários