• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Assembleia Nacional acolhe hoje sessão constitutiva da X Legislatura com Austelino Correia novo presidente do Parlamento
Política

Assembleia Nacional acolhe hoje sessão constitutiva da X Legislatura com Austelino Correia novo presidente do Parlamento

Os deputados eleitos nas legislativas do passado mês de Abril marcam presença hoje na Assembleia Nacional para a sessão constitutiva da X Legislatura, em que Austelino Correia, deputado do MpD, passará a ser presidente do parlamento.

De acordo com o programa da sessão constitutiva da nova legislatura, a abertura está marcada para as 10:00 e será presidida pelo presidente cessante da Assembleia Nacional, Jorge Santos, reeleito deputado pelo MpD nas eleições de 18 de Abril, mas que deixará a função por não receber o aval do PAICV e de pelo menos oito deputados do seu partido.

Assim, o MpD, que mantém a maioria dos deputados, vai propor o nome de Austelino Correia, até agora vice-presidente do parlamento, e que garante o apoio, anunciado, da bancada parlamentar do PAICV. Pode acompanhar a sessão aqui: http://portais.parlamento.cv/canalwebtv/

De acordo com o mapa com o resultado total da eleição de 18 de Abril publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o MpD obteve 110.211 votos, o que corresponde a 50,04% do total, e elegeu 38 deputados, enquanto o PAICV conseguiu 87.151 votos, equivalentes a 39,57%, ficando com 30 deputados.

A UCID teve nestas eleições 19.796 votos, que corresponde a 8,99%, tendo conseguido quatro deputados, todos pelo círculo eleitoral de São Vicente.

Concorreram ainda o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD), mas não conseguiram votos suficientes para eleger deputados à Assembleia Nacional de Cabo Verde.

O ciclo eleitoral em Cabo Verde começou em Outubro de 2020 com as eleições autárquicas, prosseguindo em 18 de Abril com as legislativas e termina em 17 de Outubro próximo com a primeira volta para as presidenciais, às quais já não concorre o actual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, por ter atingido os dois mandatos legalmente previstos.

Partilhe esta notícia