
Os deputados eleitos nas legislativas do passado mês de Abril marcam presença hoje na Assembleia Nacional para a sessão constitutiva da X Legislatura, em que Austelino Correia, deputado do MpD, passará a ser presidente do parlamento.
De acordo com o programa da sessão constitutiva da nova legislatura, a abertura está marcada para as 10:00 e será presidida pelo presidente cessante da Assembleia Nacional, Jorge Santos, reeleito deputado pelo MpD nas eleições de 18 de Abril, mas que deixará a função por não receber o aval do PAICV e de pelo menos oito deputados do seu partido.
Assim, o MpD, que mantém a maioria dos deputados, vai propor o nome de Austelino Correia, até agora vice-presidente do parlamento, e que garante o apoio, anunciado, da bancada parlamentar do PAICV. Pode acompanhar a sessão aqui: http://portais.parlamento.cv/canalwebtv/
De acordo com o mapa com o resultado total da eleição de 18 de Abril publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o MpD obteve 110.211 votos, o que corresponde a 50,04% do total, e elegeu 38 deputados, enquanto o PAICV conseguiu 87.151 votos, equivalentes a 39,57%, ficando com 30 deputados.
A UCID teve nestas eleições 19.796 votos, que corresponde a 8,99%, tendo conseguido quatro deputados, todos pelo círculo eleitoral de São Vicente.
Concorreram ainda o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD), mas não conseguiram votos suficientes para eleger deputados à Assembleia Nacional de Cabo Verde.
O ciclo eleitoral em Cabo Verde começou em Outubro de 2020 com as eleições autárquicas, prosseguindo em 18 de Abril com as legislativas e termina em 17 de Outubro próximo com a primeira volta para as presidenciais, às quais já não concorre o actual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, por ter atingido os dois mandatos legalmente previstos.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários