Está a circular na internet alguns vídeos mostrando soldados recrutas a serem humilhados e até sendo vítimas de abuso sexual, supostamente, por militares mais antigos. O video mais chocante é de um jovem deitado no chão a ser segurado por dois indivíduos, enquanto um outro o enfia uma vara no ânus.
Numa outra filmagem, feita pelos próprios colegas de caserna e que já viralizaram nas redes sociais, aparecem três jovens a serem obrigados por superiores a imitarem gestos sexuais contra uma parede, entre eles um de natureza homossexual.
“Beije a parede”, “faça sexo com a parede” são algumas das frase proferidas em crioulo pelos abusadores, enquanto riem e gozam da situação.
Os vídeos, que parecem ser, gravados num dos quartéis da cidade da Praia, estão a indignar os internautas que, por sua vez, apelam que os autores destes “actos de humilhação” sejam responsabilizados.
Não se sabe ao certo quando é que as mesmas foram gravadas (acredita-se que recentemente, tendo em conta que alguns aparecem a usar máscara cirurgica), mas as imagens, fortes, começaram esta terça-feira, 18 de Maio, a circular nas redes sociais.
À Inforpress, os responsáveis de Centro de Informação e Relações Públicas do Gabinete do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas disseram que já tomaram conhecimento dos videos e que uma reacção pública da instituição deverá ser feita ainda esta tarde de terça-feira.
Imagem: Kritica kriolu
Comentários