
Aliado de Nicolás Maduro, o até a última sexta-feira ministro da Indústria e Produção Nacional, foi afastado por decisão da presidente interina, Delcy Rodriguez, alegando que Saab irá assumir novas responsabilidades.
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguez, deu a conhecer a demissão de Alex Saab, até a última sexta-feira ministro da Indústria e Produção Nacional. Saab é um aliado de Nicolás Maduro, sequestrado por militares norte-americanos a 03 de janeiro último.
Em mensagem publicada sexta-feira, 16, na rede social Telegram, Delcy Rodriguez anunciou a mudança decorrente de uma fusão entre o Ministério da Indústria e Produção Nacional e o Ministério do Comércio Nacional.
O novo ministério vai ser chefiado por Antonio Villegas que, até agora, exercia as funções de Ministro do Comércio Nacional.
“Agradeço ao meu colega Alex Saab pelos serviços prestados à nação, ele vai agora assumir novas responsabilidades”, escreveu a presidente interina.
Prisão de Saab gerou forte contestação em Cabo Verde
Alex Sabb foi preso em Cabo Verde em 2020, gerando forte contestação no país e a nível internacional, com o Estado cabo-verdiano a ser acusado de violar o direito internacional, já que o empresário de origem colombiana e ascendência libanesa beneficiava de estatuto diplomático enquanto representante especial do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Na ocasião, a própria ONU chegou a declarar a detenção “irregular”.
Mais tarde, Saab foi extraditado para os Estados Unidos da América (EUA), onde era acusado de criar um esquema, nunca provado, de desvio de ajuda alimentar. E, em 2023, indultado pelo presidente Joe Biden e trocado por dez norte-americanos presos na Venezuela. Em março de 2024 os tribunais dos EUA rejeitaram as acusações contra ele.
Em dezembro do mesmo ano, Alex Saab foi nomeado para a pasta da Indústria, tendo desempenhado anteriormente as funções de presidente do Centro Internacional de Investimento Produtivo da Venezuela.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários