O novo chefe de estado francês, Emmanuel Macron cumpriu esta segunda o primeiro dia de e mandato e como havia prometido, não houve estado de graça.
Depois de ter tomado posse domingo, 8, partiu já nesta segunda-feira, 15, a vizinha Alemanha se reuniu com a chanceler germânica Angela Merkel, nesta que é a sua primeira deslocação oficial.
O reforço da coesão europeia, que foi um dos pilares fundamentais da campanha presidencial de Macron, é o principal tema em cima da mesa.
Ambos os lados mostraram-se dispostos a rever os tratados europeus, tendo em vista o reforço da zona única, com Macron a garantir que tais revisões, antes consideradas tema tabu em França, virão agora claramente à discussão.
Com esta visita, Macron deu continuidade a uma tradição reveladora de uma forte cumplicidade. Também os ex-presidentes Nicolas Sarkozy e François Hollande haviam deslocado à Alemanha nas primeiras horas de mandato para encontros de trabalho com a Chanceler.
A própria Angela Merkel também desembarcou em Paris para reunir-se com o então Presidente da República Francesa, Jacques Chirac, logo após a sua tomada de pose em 2005.
Comentários