São Domingos homenageia músico e activista cultural Calu de Guida nas celebrações do Dia do Município
Cultura

São Domingos homenageia músico e activista cultural Calu de Guida nas celebrações do Dia do Município

A Câmara Municipal de São Domingos presta hoje, 13 de março, uma homenagem ao músico e activista cultural Calu de Guida, filho do concelho, no quadro das celebrações do Dia do Município.

A distinção acontece durante uma cerimónia marcada para o início da tarde na localidade de Praia Baixo, espaço que acolhe o palco central das festividades que assinalam mais um aniversário da elevação de São Domingos à categoria de concelho.

Segundo a autarquia, a condecoração reconhece o percurso artístico e o contributo cultural de Calu de Guida, que há cerca de três décadas reside nos Estados Unidos da América, onde tem desenvolvido actividade musical e iniciativas de promoção da cultura cabo-verdiana junto da diáspora.

Natural de São Domingos, o artista é considerado uma das vozes que tem ajudado a projectar a identidade cultural do município, mantendo uma ligação regular com a sua terra natal e participando em iniciativas culturais e comunitárias.

Calu di Guida, o homem por detrás das actividades culturais que desde o início do ano homenagearam três maiores vultos da cultura musical saodominguense - Ano Nobu, Ntoni Denti d:Oru e Codé do Dona - veio dos EUA para assistir à sua própria condecoração e receber os aplausos dos conterrâneos pela valorização que tem dado à cultura nas mais diversas vertentes.

As comemorações do Dia do Município concentram-se ao longo do dia em Praia Baixo, com um programa que inclui momentos institucionais e actividades culturais..

Com esta homenagem a Calu de Guida, a Câmara Municipal pretende valorizar as figuras que, dentro e fora do país, têm contribuído para elevar o nome de São Domingos e fortalecer a cultura cabo-verdiana, reforçando também os laços entre o município e a sua diáspora.

As festividades prolongam-se pela noite com o tradicional festival de música do Dia do Município, também em Praia Baixo, que deverá reunir vários artistas e grupos musicais dos mais variados estilos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.