Lula envia recado a Trump: “democracia e soberania do Brasil são inegociáveis”
Outros Mundos

Lula envia recado a Trump: “democracia e soberania do Brasil são inegociáveis”

Sob aplausos, na abertura da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), presidente brasileiro criticou sanções e ingerências externas, e apelou à resistência democrática, enviando um recado direcionado a Donald Trump. Em tom firme, Luís Inácio Lula da Silva defendeu a democracia brasileira e a soberania nacional, condenando os ataques às instituições. O discurso foi transmitido ao vivo pela ONU e ganhou destaque internacional.

No discurso, Lula afirmou que a Organização das Nações Unidas, criada no fim da Segunda Guerra Mundial para promover paz e prosperidade, vive um momento de fragilidade sem precedentes. Segundo ele, o multilateralismo “está diante de nova encruzilhada” e sofre ameaças constantes pela imposição da “política do poder”, marcada por sanções arbitrárias, intervenções unilaterais e violações à soberania de países.

Defesa da democracia e críticas ao autoritarismo

Lula traçou um paralelo entre o enfraquecimento da democracia e a crise do multilateralismo, ressaltando que a omissão diante de arbitrariedades fortalece regimes autoritários. “Quando a sociedade internacional vacila em defesa da paz, da soberania e do direito, as consequências são trágicas”, afirmou.

O presidente brasileiro destacou, ainda, que forças antidemocráticas têm atuado para atacar instituições, sufocar liberdades, promover violência e cercear a imprensa, inclusive com o apoio de milícias digitais. Ainda assim, reforçou que o Brasil resistiu aos ataques e reafirmou sua escolha pelo caminho democrático, reconquistado há quatro décadas após o fim da ditadura militar.

C/Brasil 247
Foto: Captura de imagem

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.