• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Bombeiros da Praia entram em greve
Sociedade

Bombeiros da Praia entram em greve

Os bombeiros da Praia iniciaram hoje uma greve de dois dias porque, segundo o sindicato que os representa, a câmara “não está a cumprir um acordo assinado há três meses” sobre promoções, progressões e subsídio de risco.

Em declarações à Inforpress, o líder do Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Florestas, Serviços Marítimo e Portuário (SIACSA), Gilberto Lima, acusou os responsáveis da Câmara Municipal da Praia de “não dialogarem com os sindicatos”, quando foram confrontados com o não cumprimento do acordado em sede da Direcção-geral do Trabalho (DGT).

“No quadro do pré-aviso da greve, fomos convocados pela DGT e a câmara não compareceu”, lamentou o presidente do   SIACSA, lembrando que, à luz do Código Laboral  em vigor no país, a presença das partes “é obrigatória”.

A falta de comparência da Câmara Municipal da Praia no encontro convocado pela DGT, segundo aquele responsável sindical, criou um “mal-estar no seio da classe dos bombeiros”, pelo que não restava outra solução, senão partir para a greve.

Explicou ainda que por causa da não comparência dos responsáveis da autarquia na referida reunião, os serviços mínimos não foram discutidos e, mesmo assim, disse, o sindicato, “por iniciativa própria”, contactou o comandante dos bombeiros, Celestino Afonso, e o responsável dos recursos humanos, e foi analisada a possibilidade de se disponibilizar 13 homens para cobrir as “necessidades impreteríveis” durante o período da greve.

“Neste momento, acabo de receber uma chamada do comandante a dizer que os 13 homens não lhe chegam, porque não tem condutores, entre outras coisas”, afirmou, para depois lembrar que a importância da greve  é “para ter o  impacto e sem isto não existe em parte alguma”.

Relativamente à possibilidade de a câmara, via Governo, recorrer à requisição civil, adiantou que, caso isto venha a acontecer, os bombeiros vão acatar, mas que a edilidade ficará cada vez “mais enfraquecida”, porque a não comparência na reunião convocada pela DGT podia significar que não haveria os serviços mínimos.

Instado se houver um  incêndio disse que o sindicato e os bombeiros analisarão friamente a situação.

“Deus queira que não aconteça nada, mas se acontecer, paciência”, suplicou o sindicalista, rematando que os bombeiros são uma classe “muito especial” e, por isso, deviam ter um “tratamento diferenciado” em relação aos demais trabalhadores.

A Inforpress esteve na sede câmara da Praia para ouvir a versão da edilidade, mas foi informada que o presidente se encontra fora da ilha.

Na ocasião, o vereador que superintende a área dos bombeiros também estava ausente.   Tentamos contactar o comandante dos bombeiros da Praia, Celestino Afonso, e este, por razões que se desconhece, não atendeu o telemóvel.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação