• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
O que vem após o Covid-19?
Ponto de Vista

O que vem após o Covid-19?

Cabo Verde e o mundo mudarão fundamentalmente com a experiência de enfrentar uma pandemia global desta proporção. Mas como serão essas mudanças? Há uma enorme esperança de que Cabo Verde como um país de parcos recursos, opere de forma verdadeiramente colaborativa entre todos os seus habitantes. Este vírus também trouxe para a humanidade coisas positivas e obrigou-nos a repensar a nossa forma de viver com as improváveis relações que estão se coordenando em prol da resolução dos problemas e o futuro de cada um de nós, sobretudo por causa da nossa arrogância.

Existem vários debates online sobre o futuro e o desempenho dos governantes após esta pandemia. É claro que nada irá continuar como antes e certamente a maioria dos governos devem começar a desenhar uma nova forma de reativar a economia do seu país e trazer de volta alguma esperança às populações. Com isto alguns aspectos importantes devem ser considerados e para evitar mal maiores será necessário criar um task force para trabalhar num plano de salvação nacional. Tudo isto requer a colaboração de todos os caboverdeanos e a boa vontade do governo em aceitar esta colaboração.

Teletrabalho: Como é do conhecimento público, o preço da internet em Cabo Verde é muitíssimo caro e considerado por muitos especialistas como um dos mais caro do mundo. A transição para o teletrabalho é uma realidade inevitável e o governo deve começar a repensar a sua capacidade tecnológica para esta nova realidade. As empresas e os empresários vão certamente investir fortemente na tecnologia para poderem tornar as sua empresas mais funcionais e voltada para a nova realidade. O maior problema será certamente a capacidade e o custo do uso da internet no país.

Virtual learning: Não é novidade para ninguém o processo de transição das universidades para a realidade virtual sobretudo nos países desenvolvidos. Com o surgimento do covid 19 o processo acelerou e todas as universidades têm agora um sistema montado para classes online e na mesma direção seguem as escolas primárias e secundarias. Os alunos estão a ser preparados para receberem classes online durante este período e já se fala na continuação da experiência após o covid 19.

Telehealth: Em Cabo Verde felizmente já existe alguma experiência no telehealth e espero que a iniciativa continue ainda de pé. Este sistema tem uma particularidade singular para um país como Cabo Verde porque somos arquipélagos e temos sérios problemas de transporte inter-ilhas e o nosso sistema de saúde ainda esta longe de ser aquilo que todos nós desejamos. Nos EUA a saúde mental sobretudo os therapistas familiares bem como hospitais, vem usando o sistema telehealth para acompanhar as famílias em casa e contribuir grandemente para a resolução de um conjunto de problemas sem se deslocar ao hospital.

Business online: O dono da Amazon é hoje considerado o homem mais rico do mundo. A riqueza deste magnata surgiu precisamente no investimento que ele fez no sistema dos negócios online. Com a mudança do mundo para uma nova era, ninguém tem mais tempo para ir as lojas e passar tempos a procura de produtos que possam ser adquiridos online num preço mais barato e sem o custo de transporte das mercadorias. Várias lojas que estiveram no mercado por muitos anos como a Macys, Sears estão a repensar o negócio fechando várias lojas adoptando o sistema online.

Eleições e campanhas partidárias: Nas discussões online, muitos especialistas trouxeram algumas preocupações sobre o aproveitamento político desta situação como os incentivos criados pelo senado e o governo de Trump para as famílias como forma de comprar a consciência das pessoas. Vários analistas sugerem que a distribuição destas ajudas deveria ser feita de forma transparente e com a participação de vários agentes sociais. Contudo, em Cabo Verde julgo que isto não será problema porque o governo irá certamente compartilhar com todos os agentes políticos a estratégia de apoio às famílias criando mecanismo de punição de qualquer prática desonesta.

*Licenciado em Counseling Psychology (Lesley University); Mestre em Humanities & Social Sciences (Bridgewater State University)

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação