Hoje apetece-me falar sobre o futuro das ligações marítimas inter-ilhas.
Normalmente o que aconteceu ou acontece em Portugal, acaba por acontecer em Cabo Verde, na verdade a história repete-se.
Quero falar da recente empresa marítima criada em Cabo Verde para assegurar a ligação inter-ilhas de cargas e passageiros. Pois o mesmo aconteceu com a criação da Transinsular, que surgiu na sequência da extinção das empresas públicas CTM e CNN, para assegurar tráfego marítimo com as regiões Autónomas, Açores e Madeira, pelo decreto 336/84. a Transinsular Iniciou actividade em 1985 com 30% de capital do Estado durante alguns anos, até o Estado resolver vender a sua parte aos privados. Foi andando, mas a certa altura teve dificuldades e teve de ser controlada e assumida a gestão, por uma empresa Belga de nome CMB.NV. Em 1999 é adquirida 100% pelo grupo ETE até os dias de hoje.
A ETE é um dos maiores grupos de Portugal com mais 80 anos de actividade e com 40 empresas que actuam em várias áreas dos sectores marítimo-portuário e logístico e cujas funções se complementam entre si.
O estranho de tudo isto é que a Transinsular ETE não tem barcos para fazer ligação entre as Ilhas de Cabo Verde! Neste momento tem 7 navios de longo curso e alguns afretados e 25 navios fluviais do grupo ETE.
Exemplifico a título de semelhança. Os Açores é como Cabo Verde! O que faz a Transinsular? Leva mercadoria para o porto principal dos Açores e a distribuição nas ilhas é feita por armadores locais, entre eles a Mareaçor que faz parte do grupo ETE, assim faz na Colômbia e outras partes.
Resumindo; a Transinsular não tem experiência de transporte de passageiros e nem de cabotagem.
Vai acontecer o seguinte: vai afretar barcos (charter-out e charter-in) para trazer para Cabo Verde, quando podia ser feito directamente pelos armadores Nacionais. Esta brincadeira vai custar muito ao Estado de Cabo Verde ( o bolo é pequeno e todos querem uma fatia)
Por tudo isto considero uma grande Girangonça nos transportes marítimos de Cabo Verde entre Transinsular ETE, Governo e os enganados Armadores nacionais que se alinharam. Até quando esta engenhoca caranguejola.?
A bem de Cabo Verde espero estar errado!?
Artigo publicado pelo autor Carlos Cavaco na sua página do facebook
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários