• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
A geringonça marítima em Cabo Verde
Ponto de Vista

A geringonça marítima em Cabo Verde

Hoje apetece-me falar sobre o futuro das ligações marítimas inter-ilhas.

Normalmente o que aconteceu ou acontece em Portugal, acaba por acontecer em Cabo Verde, na verdade a história repete-se.

Quero falar da recente empresa marítima criada em Cabo Verde para assegurar a ligação inter-ilhas de cargas e passageiros. Pois o mesmo aconteceu com a criação da Transinsular, que surgiu na sequência da extinção das empresas públicas CTM e CNN, para assegurar tráfego marítimo com as regiões Autónomas, Açores e Madeira, pelo decreto 336/84. a Transinsular Iniciou actividade em 1985 com 30% de capital do Estado durante alguns anos, até o Estado resolver vender a sua parte aos privados. Foi andando, mas a certa altura teve dificuldades e teve de ser controlada e assumida a gestão, por uma empresa Belga de nome CMB.NV. Em 1999 é adquirida 100% pelo grupo ETE até os dias de hoje.

A ETE é um dos maiores grupos de Portugal com mais 80 anos de actividade e com 40 empresas que actuam em várias áreas dos sectores marítimo-portuário e logístico e cujas funções se complementam entre si.

O estranho de tudo isto é que a Transinsular ETE não tem barcos para fazer ligação entre as Ilhas de Cabo Verde! Neste momento tem 7 navios de longo curso e alguns afretados e 25 navios fluviais do grupo ETE.

Exemplifico a título de semelhança. Os Açores é como Cabo Verde! O que faz a Transinsular? Leva mercadoria para o porto principal dos Açores e a distribuição nas ilhas é feita por armadores locais, entre eles a Mareaçor que faz parte do grupo ETE, assim faz na Colômbia e outras partes.

Resumindo; a Transinsular não tem experiência de transporte de passageiros e nem de cabotagem.

Vai acontecer o seguinte: vai afretar barcos (charter-out e charter-in) para trazer para Cabo Verde, quando podia ser feito directamente pelos armadores Nacionais. Esta brincadeira vai custar muito ao Estado de Cabo Verde ( o bolo é pequeno e todos querem uma fatia)

Por tudo isto considero uma grande Girangonça nos transportes marítimos de Cabo Verde entre Transinsular ETE, Governo e os enganados Armadores nacionais que se alinharam. Até quando esta engenhoca caranguejola.?

A bem de Cabo Verde espero estar errado!? 

Artigo publicado pelo autor Carlos Cavaco na sua página do facebook

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação