
Dois meses após o anúncio de que já há financiamento do BAD para a requalificação do porto do Maio, o primeiro-ministro reconfirma a verba e garante que o processo de lançamento do concurso de empreitada vai ser lançado “brevemente”.
No final de três dias de visita à ilha, Ulisses Correia e Silva confirmou o financiamento do Banco Africano para Desenvolvimento (BAD) para o porto do Maio, que o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, anunciara nas vésperas da manifestação programada pela sociedade civil maiense, em Junho passado. Dois meses depois, o chefe do Governo reforça a existência do financiamento (35 milhões de euros mais 1,5 milhões para as vias de acesso) e garante que “brevemente” vai ser lançado o processo de concurso de empreitada para o início das obras.
“Serão 18 meses de execução, pelo que pensamos que no inicio do próximo ano todo o processo esteja pronto para o inicio das obras. Haverá um processo de concurso que poderá ser de três meses até se apresentarem as propostas de abertura e haverá todo um procedimento a ser seguido e estamos em crer que no inicio do ano de 2019, as obras vão arrancar seguramente”, afiançou.
O chefe do executivo disse ainda que existe uma “boa parceria” entre o governo e a edilidade maiense, ambiente que tem permitido a Câmara Municipal realizar obras de requalificação urbana em diversas localidades da ilha.
O primeiro-ministro adiantou que ” o programa de mitigação da seca e do mau ano agrícola tem tido um impacto muito positivo no emprego para compensar o efeito da seca”.
Ulisses Correia e Silva sublinhou ainda que praticamente em todas as localidades visitadas constatou que as pessoas estão “animadas” e estão “confiantes” e à espera da chuva para contornar a situação em que se vive neste momento.
Por seu lado, o edil maiense, Miguel Rosa, avançou que a visita do primeiro-ministro demonstra não somente a atenção que governo está dispensar à ilha mas também uma forma de cooperação mais próxima, no sentido de se trabalhar de uma forma mais articulada para que se atinja o objectivo da ilha conseguir atingir o seu desenvolvimento em todos os sectores.
Miguel Rosa garantiu ainda que a conclusão do estádio municipal foi uma das prioridades do sua governação, pelo que a autarquia está contar com o apoio do Governo para sua efectivação, garantindo que até o final deste ano vão conseguir atingir este objectivo.
“Estamos satisfeito com os trabalhos da requalificação urbana que temos vindo a realizar nos diversos povoados, bem como dos 60 postos de trabalho que foram criados na zona norte. Se não fosse o mau ano agrícola, hoje estaríamos numa fase muito mais interessante do desenvolvimento da ilha”, conclui.
Com Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários